Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 30 de outubro de 2012

546 - O que fizeram do meu Rio São Domingos?

Como sempre faço, quando de férias em Espinosa, invento de me aventurar pelas ruas e rios da cidade procurando saber o estado em que se encontram e tentando perceber as mudanças ocorridas na paisagem rural e urbana. Para testemunhar "in loco" a situação do Rio São Domingos, belíssimo cenário da minha infância, fui até o Bairro Araponga e desci pelo leito do rio até a Rua da Resina. E a realidade me entristeceu profundamente. O leito do rio virou estrada, utilizada para a retirada de areia pelos carroceiros. Com a retirada da areia, os barrancos estão desmoronando, deixando expostas as raízes das árvores, que ainda insistem em resistir a este terrível crime ambiental. Rastros de queimadas estão por todo lado, inclusive em um imenso bambuzal que, parcialmente tombado no leito do rio, está interditando a passagem das pessoas. Fendas enormes no terreno são vistas nas margens, o que indica o fatal assoreamento do rio quando da próxima (se Deus quiser) chegada das águas.
Mais próximo da ponte da Praça Antonino Neves o cenário é assustador e deprimente. Ali onde passei grande parte da minha infância e adolescência, usufruindo maravilhosamente da então encantadora paisagem de árvores frondosas e águas e areias cristalinas, encontrei o retrato do abandono e da ignorância de uma grande parte da nossa população. Lixo por todo lado, em um cenário que causa repulsa, tristeza e uma profunda dor no coração. O que será preciso fazer para que estas pessoas desleixadas e mal-educadas entendam a importância crucial dos rios para a nossa sobrevivência neste planeta, meu Deus? Será que não lhes passa pela cabeça, pelo menos por um mísero instante, que as águas que por ali descem até a Barragem do Estreito, arrastando toda aquela sujeira para o reservatório, são as mesmas águas que nos são fornecidas pela Copasa para nosso uso diário para cozinhar, tomar banho e beber? Quanta ignorância, meu Deus! Até quando veremos estas cenas degradantes de um povo sem cultura e discernimento?
Ainda bem que algumas iluminadas cabeças pensantes da cidade estão iniciando ações para tentar reverter esta situação calamitosa e inaceitável, capitaneadas pelo Consep (Conselho Comunitário de Segurança Pública) e com apoio de vários setores da sociedade como a Polícia Militar, a ACE e algumas escolas. Farei nova postagem sobre esta brilhante iniciativa que merece aplausos.
Um grande e indignado abraço espinosense.



















 

Nenhum comentário: