Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

540 - Parece irreversível, o Fluminense será, pela quarta vez, campeão brasileiro

Os resultados da 29º rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol parecem confirmar a incontestável conquista da equipe tricolor das Laranjeiras, que aumentou a sua diferença para o segundo colocado, o Atlético Mineiro, para nove pontos, diferença esta quase impossível de ser revertida em apenas nove rodadas que ainda faltam. O time do Fluminense parece iluminado. Mesmo quando joga mal, levando sufoco dos adversários, ainda assim consegue vencer, com atuações impecáveis do artilheiro Fred e do excelente goleiro Diego Cavalieri. As seguidas vitórias conseguidas fora de casa pelo time carioca, em uma campanha extraordinária, estão fazendo a diferença no confronto direto com o Atlético na busca pelo título.
Além de seu excepcional desempenho dentro de campo, indiscutível, o Fluminense ainda leva imensa vantagem nos bastidores sórdidos do futebol brasileiro, onde atuações favoráveis de árbitros e suspensões de atletas adversários vem aumentar ainda mais o seu poder de fogo. Gols legais de adversários estão sendo anulados corriqueiramente nos jogos do Flu, lances duvidosos são decididos sempre a seu favor e a última cartada foi a suspensão vergonhosa de Ronaldinho Gaúcho pelo STJD, que não pôde atuar contra o Internacional, prejudicando sobremaneira a equipe atleticana.
É muito difícil para times de outros centros no Brasil, conseguir vencer um campeonato quando se tem como adversários, times poderosos do Rio de Janeiro ou de São Paulo. Exemplos como o de Cruzeiro e Vasco em 1974, Atlético e Flamengo em 1981 (Libertadores), Internacional e Corínthians em 2005, entre outros, mostram bem isso. A estrutura do futebol brasileiro, concentrada nestes dois grandes centros, dificulta e quase inviabiliza a conquista do campeonato por outras equipes do restante do país. A força financeira e política é muito grande e faz grande diferença.
Mas não podemos, de maneira alguma, diminuir o mérito e a importância da conquista tricolor, cujo time faz por merecer o título, com uma equipe entrosada, eficiente e com jogadores tarimbados como Fred, Cavalieri e Deco.
Quanto ao Atlético Mineiro, alguns resultados desastrosos tiraram a chance de conquista do título, não agora, mas em partidas em que a vitória era imprescindível. O empate em casa com o Bahia, ainda no primeiro turno (3ª rodada); o empate contra o Atlético-GO (com um jogador a mais durante muito tempo, na 17ª rodada); o empate com o Cruzeiro, no finalzinho do jogo (com atuação comprometedora do árbitro, na 19ª rodada); outro empate contra a Ponte Preta, em casa (20ª rodada); a derrota para o Náutico (com aquele gol de falta em que a nossa barreira se abriu toda, na 25ª rodada); o empate com o Grêmio, em casa, na 26ª rodada e outro empate contra a Portuguesa, na 27ª rodada, fizeram com que pontos irrecuperáveis fossem desperdiçados e a diferença em relação ao Fluminense, que não tropeçou, aumentasse tanto.
Mas se confirmarmos a conquista do direito de disputar a Copa Libertadores da América no ano que vem, o ano terá sido proveitoso. A diretoria, presidida pelo Alexandre Kalil, merece todos os elogios pelo trabalho realizado, com a montagem de um time competitivo, que devolveu o Galo a um lugar de destaque no cenário esportivo brasileiro e até mundial, pois a contratação do craque Ronaldinho Gaúcho, além de dar visibilidade ao clube internacionalmente, contaminou a alma da fanática torcida, trazendo de volta a confiança, a alegria e a paixão exacerbada da Massa Atleticana.
Um grande abraço espinosense.

Nenhum comentário: