Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

529 - A dura convivência dos espinosenses com a seca

O Brasil vive atualmente, em grande parte do seu território, a pior seca dos últimos trinta anos. E uma das áreas mais afetadas por essa terrível calamidade é o norte de Minas Gerais, que faz parte do semiárido brasileiro. Em torno de 22 milhões de pessoas vivem na área do semiárido, que compreende nove estados do Nordeste e parte de Minas Gerais, nas regiões Norte e Vale do Jequitinhonha, o que corresponde a 12% da população do país, sendo 3,5 milhões de pessoas aqui em Minas.
A nossa amada Espinosa, especialmente, passa por um dos mais difíceis momentos da sua história, com a sua população sofrendo as consequências da interminável estiagem. Neste ano choveu menos da metade da quantidade de chuva normal para a região e, com os três rios que cortam a cidade totalmente secos, a Barragem do Estreito conta atualmente com apenas 12 % da sua capacidade de armazenamento de água.
A empresa responsável pela captação e distribuição de água na cidade, a Copasa, está tendo dificuldades para recolher a água nas margens da barragem. Por isso, está construindo, em processo de urgência, uma nova rede de captação no leito da represa, em um local mais afastado onde ainda existe água, com trabalhadores empenhados nas 24 horas do dia. Mas mesmo assim o trabalho deve demorar algum tempo para regularizar totalmente o abastecimento, que teve que ser suspenso por um período de mais de quatro dias, causando sérios transtornos à população.
A situação está tão desesperadora que o abastecimento através de carros-pipas, realizado por caminhões da prefeitura e do Exército, que era realizado apenas na zona rural, passou também a ser feito em toda a cidade. A água está sendo buscada na cidade vizinha de Porteirinha, que fica a 105 km de distância. É uma cena lamentável a de centenas de pessoas com seus baldes e galões de plásticos enfileirados para receber um pouco de água distribuída pelos caminhões-pipas. Na zona rural, os agricultores sofrem enormes prejuízos, pois as plantações estão totalmente comprometidas.
Vejam algumas tristes imagens da seca em nossa terra.




A esperança, que nunca deixa de existir no vigoroso coração dos espinosenses, é que a temporada das chuvas venha o mais rápido possível para devolver a alegria e a tranquilidade a toda a comunidade.
É nos momentos mais difíceis que temos a oportunidade de aprender. É neste momento de dificuldade que nós, habitantes da cidade de Espinosa, devemos fazer um mea-culpa, uma grande reflexão sobre os nossos atos e nossas atitudes em relação à natureza. É hora de repensar o desperdício de tão precioso líquido, gasto desmedidamente por alguns de nós na lavagem dos carros e das calçadas, sem a menor preocupação com o futuro. É hora de repensar o desmatamento indiscriminado das margens dos nossos rios por décadas e décadas. É hora de repensar a destruição descontrolada das áreas verdes por todo o município. Já passou da hora de nos conscientizar de que a situação de degradação da natureza, principalmente em nossa cidade, chegou a uma situação crítica. É hora de acordar, antes que seja tarde!
Mas eu sou otimista, já passamos por dificuldades em outras oportunidades e, com a bênção de Deus, superaremos mais esse infortúnio, com muita fé, determinação e inteligência. Que Deus nos proteja e nos dê força e esperança. O que nos dá essa esperança são essas lindas imagens de fartura de água na nossa cidade.









Nos últimos dias o nosso flagelo virou notícia na Inter TV Grande Minas. Veja reportagens aqui e aqui. Logo abaixo, um vídeo com imagens da nossa situação atual, um alerta produzido pela Microtechs em parceria com o CONSEP: Conselho de segurança Pública de Espinosa e a ACE: Associação Comercial e Empresarial de Espinosa. Os outros vídeos também são de alerta para a necessidade urgente de economizar água.
Ao assistir a essas imagens desoladoras, não há como não sentir um aperto no coração e ter os olhos marejados de lágrimas com a triste situação da nossa cidade.   
Um grande abraço espinosense e que Deus nos proteja.

NOTA: Tomei conhecimento do falecimento de Firmino, pai de Joaninha, velho companheiro da nossa família Freitas. Os meus sentimentos à família e aos amigos. Que Deus o tenha perto de Si.

Nenhum comentário: