Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 17 de julho de 2012

470 - A banda de um homem só: "Grandphone Vancouver" ou Fernando Ventura

A Internet é um terreno fértil para exposição de trabalhos inéditos de novos artistas ou apenas internautas desconhecidos. Assim, muitos se tornaram famosos da noite para o dia ao postar um vídeo qualquer na rede mundial de computadores. Alguns se destacam pela ótima qualidade do seu trabalho e pelo seu talento. Outros mais, simplesmente aparecem pelo inusitado, pela ridiculeza ou pela hilaridade da imagem. No primeiro caso é que aparece o baiano de Campo Formoso, Fernando Ventura, estudante de Arte e Mídia na Universidade Federal de Campina Grande, na Paraíba, que, para entregar o trabalho de conclusão do seu curso, teve a ideia de fazer um clipe musical com referências a outros clipes de grandes ídolos da música.
Fernando Ventura, que é músico, criou então a fictícia banda "Grandphone Vancouver", formada somente por ele, e a música "Miss Me". A partir daí, ele se desdobrou em várias frentes, sozinho, para criar um videoclipe que engloba 28 referências de famosos clipes de outros artistas do rock´and roll e do pop mundial, entre eles Bob Dylan, Queen, Pink Floyd, Nirvana, Michael Jackson e Radiohead. Ele fez a direção musical, videográfica e artística, selecionou os figurinos, arregimentou os participantes, cantou e tocou piano. Na gravação da música, onde toca piano e canta, ele teve a companhia de Giordano Frag na guitarra e no baixo, André Victor no teclado e nos sintetizadores, Daniel Spiker na bateria, Fernando Nandel no trompete e Augusto Vasconcellos no trombone. 
Para a produção do videoclipe, filmado em plano sequência (sem cortes), o cenário escolhido foi a Rua Marciel Pinheiro, em Campina Grande, que durante um dia inteiro, recebeu voluntários amigos e colegas da universidade para a gravação. A grana para o projeto, em torno de R$ 1.300,00, veio de uma bolsa de monitoria sua e de um pequeno apoio financeiro do pai.
O seu videoclipe está fazendo tanto sucesso e causando tanta repercussão na rede, que ele já está pensando em realmente formar a banda e apostar no seu trabalho como músico, fazendo shows por aí. Que assim seja!
Com vocês, "Grandphone Vancouver":



Nenhum comentário: