Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

292 - Messi, o melhor jogador de futebol do mundo

Sou um apaixonado pelo futebol. E pelo futebol-arte, de muita classe, de muita habilidade e de muita técnica, coisa rara nos dias atuais, onde impera o futebol de força física, alta velocidade e marcação cerrada. Mas sempre aparecem uns caras geniais para driblar endiabradamente tudo isso. Neymar é um deles. Em breve será o melhor do mundo, pois já está entre os melhores. Mas eu ainda considero o argentino Lionel Messi o melhor de todos, indiscutivelmente. O cara é sensacional. Joga futebol como se estivesse flutuando, com uma técnica impecável e um controle de bola impressionante, mesmo em velocidade. E não só coloca a todo momento os companheiros na cara do gol, com passes precisos e certeiros, como finaliza com rara serenidade e beleza. Um gênio da bola. O melhor do mundo! E não me importa o resultado da premiação da FIFA, nem o resultado da disputa do título mundial domingo.
E o que dizer da sua conduta irrepreensível dentro e fora dos gramados? O cara é um exemplo de craque que não revida as muitas faltas que recebe e jamais se atira no gramado simulando contusões ou pênaltis. E é corretíssimo na sua vida pessoal, sem se envolver em qualquer confusão. É um ídolo completo. Sou seu fã incondicional.

Lionel Andrés Messi nasceu em Rosário, Argentina, aos 24 de junho de 1987. Filho de Jorge Messi e Célia Cuccittini, o garoto desde pequeno já demonstrava intimidade com a bola, sua grande companheira. Na equipe do Abanderado Grandoli ele começou a sua caminhada no futebol, se destacando, com apenas 4 anos, entre os outros garotos mais velhos. Lá, posteriormente, seu pai foi seu treinador na categoria Baby. Ao completar 7 anos, ingressou nas categorias de base do Newell's Old Boys, seu time do coração. Mas não deixava de jogar na rua próxima de sua casa, ao lado dos irmãos mais velhos Matias e Rodrigo e dos primos Emanuel e Maxi Biancucchi.
A sua vida começou a mudar quando, aos 11 anos de idade, foi diagnosticado um problema hormonal que retardava o seu desenvolvimento ósseo, influindo negativamente no seu crescimento. Durante um ano e meio
ele recebeu injeções nas pernas diariamente, num tratamento custeado pela fundação onde seu pai trabalhava. Porém, com o fim deste apoio e com a recusa do Newell´s Old Boys em bancar o tratamento do garoto, ele foi oferecido ao River Plate, que também não fez força para segurar o futuro craque. Como uma prima da sua avó paterna morava em Lérida, na Catalunha, a família resolveu tentar a sorte no Barcelona. Depois de alguns testes e observações feitos por funcionários do clube, finalmente ele seria contratado pelo diretor desportivo Carles Rexach, que viu naquele garotinho um futuro promissor. 
Na temporada juvenil de 2002-2003, Messi se destacou e marcou 37 vezes em 30 partidas e passou a ser conhecido pelos jogadores da equipe principal, além de ter o seu contrato prorrogado até 2012. Messi foi integrado ao time principal na temporada 2003-2004, com apenas dezesseis anos, debutando em um amistoso contra o Porto, na inauguração do Estádio do Dragão, em 16 de novembro de 2003. O primeiro jogo oficial, porém, viria quase um ano depois, na temporada seguinte. Foi no clássico contra o Espanyol, em 16 de outubro de 2004. O primeiro gol viria contra o Albacete, já na temporada seguinte, em 1º de maio de 2005. Depois de se tornar artilheiro, melhor jogador e campeão do Campeonato Mundial de Futebol Sub-20 de 2005, pela Seleção Argentina, ele ganhou mais espaço no Barcelona, que renovaria mais uma vez seu contrato, até 2014. Na temporada 2005-2006, conseguiu lugar cativo entre os titulares da campanha que resultaria no bicampeonato espanhol e na segunda Liga dos Campeões do clube.
Na temporada 2008-2009, assumiu definitivamente o posto de principal astro da equipe catalã, ao conduzir o time a uma inédita Tríplice Coroa (Copa del Rey, La Liga e UEFA Champions League). Com vários gols e lances geniais, alcançou inclusive a artilharia da Champions League com nove gols marcados, um deles na grande final, vencida por 2 x 0 contra o Manchester United, em partida considerada por muitos como um "tira-teima", já que pôs frente à frente os dois principais jogadores do mundo naquele momento: Messi e Cristiano Ronaldo.

Em 18 de setembro de 2009, renovou seu contrato com o Barcelona, ​agora com duração até 2016, com uma cláusula de rescisão de 250 milhões de euros, e cerca de 9 milhões e 500 mil euros anuais de salário. Meses depois, em 1° de dezembro, venceu o prêmio Ballon d'Or, entregue pela revista francesa France Football ao melhor jogador daquela temporada. Em 19 de dezembro, o Barcelona foi campeão da Copa do Mundo de Clubes da FIFA. Na partida final contra o Estudiantes, da Argentina, o Barcelona venceu na prorrogação com um dos gols sendo marcado por Messi aos cinco minutos do segundo tempo, e o jogo terminou com o placar de 2 x 1 a favor dos catalães, dando pela primeira vez o título mundial de clubes à equipe. Após a partida, Messi foi eleito não só o Homem do Jogo, mas também recebeu a Bola de Ouro, entregue ao melhor jogador do torneio. Dois dias depois, em 21 de dezembro, Messi foi eleito pela primeira vez o melhor jogador do mundo pela FIFA, à frente do português Cristiano Ronaldo, do brasileiro Kaká e dos espanhóis Xavi e Iniesta. Finalizou o ano de 2009 com um total de seis títulos pelo Barcelona (Copa del Rey, La Liga, UEFA Champions League, Supercopa de España, UEFA Super Cup e Copa do Mundo de Clubes da FIFA) e os prêmios Ballon d'Or e de melhor jogador do mundo pela FIFA.
Já em 2010, no dia 16 de janeiro, marcou seu 100º gol pelo Barcelona, aos 85 minutos de jogo, na vitória por 4 x 0 sobre o Sevilla. Ainda nesta mesma partida, logo em seguida, marcou o de número 101, fechando a goleada. Messi, em seguida, começou uma sequência impressionante de onze gols em cinco jogos. O primeiro veio contra o Málaga numa vitória por 2 x 1. Em seguida, ele marcou mais dois contra o Almería num empate por 2 x 2. Continuou na semana seguinte, marcando os três gols frente ao Valencia numa vitória por 3 x 0 e em seguida, mais dois contra o VfB Stuttgart, na vitória por 4 x 0 que garantiu a classificação do Barcelona para as quartas-de-final da UEFA Champions League, e, finalmente, mais três contra o Real Zaragoza, em uma vitória por 4 x 2. Neste período, Messi chegou à espetacular marca de oito gols no período de uma semana. Fez seu 200° jogo oficial pelo Barcelona em 24 de março daquele ano, contra o Osasuna.
Em 6 de abril de 2010, pela primeira vez em sua carreira, Messi marcou quatro gols em uma única partida, na vitória por 4 x 1 sobre o Arsenal num Camp Nou lotado, que garantiu ao Barça a vaga na semifinal da UEFA Champions League. Aquela foi sem dúvidas uma das melhores partidas de Messi até hoje, e, após esta partida, as atenções do mundo do futebol voltavam-se ainda mais para ele. Em 10 de abril, marcou seu 40º gol da temporada 2009-2010, o primeiro da vitória por 2 x 0 contra o poderoso Real Madrid no Camp Nou, o chamado "El Clásico". Em 1° de maio, Messi jogou sua 50ª partida na temporada e marcou mais dois gols na vitória por 4 x 1 sobre o Villarreal. Apenas três dias depois, em 4 de maio, Messi marcou mais dois em outra vitória, desta vez por 4 x 1 sobre o Tenerife. Em 8 de maio, Messi marcou o seu 32° gol pela La Liga, durante uma vitória fora contra o Sevilla, e fechou a temporada com mais dois gols contra o Real Valladolid, igualando o recorde de Ronaldo de mais gols marcados numa única temporada da La Liga, com 34 gols na temporada 1996-1997. Ao final da temporada, foi eleito o melhor jogador da La Liga pela segunda temporada seguida.
A temporada 2010-11 foi ainda melhor. Em 21 de agosto, Messi marcou mais um "hat-trick" (expressão usada quando um jogador faz três gols em um jogo) logo em sua primeira partida da temporada, numa vitória por 4 x 0 sobre o Sevilla, pela Supercopa de España, competição em que o campeão espanhol enfrenta o campeão da Copa del Rey. Pela La Liga, ele também iniciou a temporada com um gol, marcando logo aos três minutos contra o Racing Santander, em 29 de agosto. Continuou em excelente forma para o jogo da UEFA Champions League contra o Panathinaikos, onde marcou mais dois gols. Em 19 de setembro, sofreu uma lesão no tornozelo no jogo contra o Atlético de Madrid. Após a sua recuperação, retornou em outubro marcando no empate por 1 x 1 contra o Mallorca. Continuou sua fantástica sequência de gols marcando contra Copenhague, Real Zaragoza e novamente o Sevilla. Depois de um outubro espetacular, ele começou o mês de novembro marcando novamente contra o Copenhague, num empate em 1 x 1, e novamente num 3 x 1 contra o Getafe, onde também deu assistências para os outros dois gols. Neste período, desandou a marcar, e chegou a incrível marca de sete jogos consecutivos marcando gols, quebrando seu próprio recorde anterior, de seis. Chegou também à marca de 50 gols no ano de 2010. Contra o Almeria, fez seu segundo "hat-trick" da temporada, em uma impressionante vitória por 8 x 0 fora de casa, sendo o segundo gol do Barcelona o seu 100º gol pela La Liga. Chegou ao seu nono jogo consecutivo com gols (dez, se incluirmos o marcado pela Argentina num amistoso contra o Brasil) numa vitória em casa por 3 x 0 contra o Panathinaikos, pelo returno da fase de grupos da UEFA Champions League. A sequência de jogos com gols terminou em 29 de novembro, no El Clásico contra o Real Madrid, onde o Barcelona venceu por 5 x 0. Messi não marcou nenhum, mas deu assistências para dois dos cinco gols. No jogo seguinte, marcou dois gols e deu mais uma assistência contra o Osasuna. No chamado "El Derbi Barceloní", contra o Espanyol, partida em que o Barcelona venceu por 5 x 1, deu mais duas assistências.

Em 10 de janeiro de 2011 iniciou o ano sendo eleito o melhor jogador do mundo pela segunda vez consecutiva, com o prêmio agora denominado Bola de Ouro da FIFA, devido a junção do prêmio da FIFA com o da France Football. Venceu seus companheiros Xavi Hernández e Andrés Iniesta, ambos da Seleção Espanhola de Futebol. Seu primeiro gol no ano veio contra o Deportivo La Coruña, numa vitória por 4 x 0 fora de casa, novamente dando também duas assistências. No jogo seguinte, mais um "hat-trick", o terceiro da temporada, contra o Real Betis. Seguiu marcando gols contra Racing Santander, Almería e Hércules. Em 5 de fevereiro, o Barcelona bateu o recorde de vitórias consecutivas na liga com 16 vitórias ao derrotar o Atlético de Madrid por 3 x 0 no Camp Nou. Messi fez uma partida espetacular e marcou mais um "hat-trick". Depois de dois jogos sem gols, voltou a marcar contra o Athletic Bilbao em uma vitória por 2 x 1. Na semana seguinte, marcou seu primeiro gol de cabeça na temporada numa vitória por 3 x 0 contra o Mallorca. O Barcelona agora igualava o recorde de vitórias seguidas fora de casa pela La Liga, que pertencia ao Real Sociedad na campanha de 1979-1980 com uma invencibilidade de 19 jogos fora de casa. Este recorde foi quebrado três dias depois, quando Messi marcou o único gol da vitória sobre o Valencia no Estádio de Mestalla. Em 8 de março, marcou dois gols contra o Arsenal na UEFA Champions League, eliminando o clube londrino do torneio, como já havia feito na temporada anterior, e classificando o Barça para as quartas-de-final. Pelo jogo das quartas, em 12 de abril, marcou na vitória contra o Shakhtar Donetsk, se tornando o maior artilheiro da história do Barcelona numa única temporada e classificando o clube para as semifinais. Marcou mais um no "El Clásico" contra o Real Madrid, realizado no Estádio Santiago Bernabéu. Este foi o primeiro jogo da sequência de quatro confrontos entre Barcelona e Real Madrid num período de 18 dias. No segundo jogo, pela final da Copa del Rey, o Barça foi derrotado por 1 x 0 e acabou perdendo o título do torneio para os merengues. O terceiro jogo foi pelo jogo de ida da semifinal da Champions League, em 27 de abril, novamente no Santiago Bernabéu, e Messi marcou dois gols, um escorando a bola entre as pernas do goleiro Iker Casillas após cruzamento de Ibrahim Afellay e outro após uma espetacular arrancada desde o meio-de-campo, passando por quatro marcadores bem na sua característica, decretando a vitória por 2 x 0 dentro do estádio do seu maior rival. No jogo de volta, agora no Camp Nou, o simples empate por 1 x 1 garantiu a vaga dos catalães na final da Champions League, onde enfrentaram os ingleses do Manchester United, repetindo a final de 2009 do mesmo torneio.
Em 11 de maio, após o empate por 1 x 1 contra o Levante, o Barcelona sagrou-se campeão de La Liga 2010-2011 com duas rodadas de antecedência, abrindo seis pontos de vantagem sobre o Real Madrid a duas rodadas do final. Este é o terceiro título nacional consecutivo do Barça, e o quinto desde que Messi começou a atuar na equipe. Duas semanas depois, na já mencionada final da UEFA Champions League, contra o Manchester United, Messi teve uma ótima atuação, marcando o segundo gol, dos 3 x 1 da vitória catalã, após passe de Andrés Iniesta, num belo chute forte e raso, característico do argentino, e sem chances para o goleiro Edwin van der Sar. Com a vitória, Messi conquistou sua terceira Liga dos Campeões, após ganhar as de 2005-2006 e 2008-2009. Ao final da partida, foi eleito o Homem do Jogo, prêmio concedido pela UEFA ao melhor jogador da partida.
Messi finalizou a melhor temporada de sua carreira até hoje, com um total de 53 gols em 55 jogos: 31 pela La Liga, 12 pela UEFA Champions League, 7 pela Copa del Rey e mais o hat-trick pela Supercopa de España no primeiro jogo da temporada.

Pela Seleção Argentina, no Campeonato Mundial de Futebol Sub-20 de 2005 não só foi campeão como também se tornou artilheiro com seis gols, e foi eleito o melhor jogador do torneio. Além disso, conquistou uma vitória sobre o Brasil nas semifinais.
Foi convocado por José Pekerman para a disputa da Copa do Mundo FIFA de 2006, realizada na Alemanha. Com 18 anos e 357 dias de idade, tornou-se o quinto jogador mais jovem a marcar um gol numa Copa do Mundo, ao marcar o último da goleada por 6 x 0 sobre a Sérvia e Montenegro. Entretanto, passaria a maior parte da competição no banco.
No ano seguinte, liderou a Argentina em sua campanha até a final da Copa América de 2007. O país, mesmo favorito, perderia a final para o Brasil, seu maior rival, por 3 x 0. Contra os brasileiros, já havia sofrido derrota pelo mesmo placar num amistoso em 2006, após a Copa de 2006. Conseguiu ter sua vingança nas Olimpíadas de 2008, em que os albicelestes venceram também por 3 x 0 nas semifinais, e terminaram o torneio com a medalha de ouro.Outro momento memorável contra os rivais deu-se no mesmo ano, nas eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2010, sendo aplaudido pela torcida brasileira no 0 x 0 entre as duas seleções, em jogo realizado no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte. Entretanto, na mesma temporada em que se consagraria no Barcelona com a "tríplice coroa", passou a ter atuações aquém do esperado na seleção, sendo bastante criticado pela mídia argentina.
Lionel Messi foi convocado para a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. O argentino fez uma Copa abaixo do que se esperava dele. Após uma fantástica temporada no Barcelona, Messi não marcou nenhum gol no Mundial da África do Sul, apesar de ter tido várias chances, a principal delas acertou a trave. A Argentina terminou eliminada nas quartas-de-final, após uma convincente vitória por 4 x 0 da Alemanha. Apesar do desempenho abaixo do esperado, Messi concorreu ao prêmio Bola de Ouro do torneio, entregue pela FIFA ao melhor jogador do mesmo. Entretanto, acabou perdendo para o uruguaio Diego Forlán, um dos artilheiros da Copa.
Quatro meses após o fim da Copa do Mundo, em novembro, num amistoso contra o arquirrival Brasil, Messi mais uma vez destacou-se contra os brasileiros. O empate sem gols permanecia até os acréscimos da partida, quando ele arrancou desde o meio-de-campo e quase que sem marcação, pôde finalizar sem grandes dificuldades da entrada da área, decretando a vitória argentina pelo placar mínimo.
Comparações com Maradona tem sido cada vez mais frequentes, não só pela forma encantadora e explosiva de jogar, mas também pelos gols parecidos com os de Maradona que tem marcado a serviço do Barça. Um deles, contra o Getafe, lembrou o gol mais famoso do "Pibe", contra a Inglaterra, na Copa do Mundo FIFA de 1986, driblando vários adversários em velocidade, inclusive o goleiro, e finalizando com um toque sutil para o fundo das redes. Messi também faria o seu gol de mão contra o Espanyol, da mesma forma que Maradona fizera também contra os ingleses.
Assim como Maradona, Messi também tem baixa estatura e é canhoto, além de ambos terem passado pelo Newell's Old Boys e pelo Barcelona ao longo de suas carreiras.
Fonte: wikipedia.org

Dois gênios argentinos da bola
No dia 9 de janeiro, serão entregues pela FIFA os prêmios de melhores jogadores de futebol do mundo. No futebol feminino concorrem a brasileira Marta, atual detentora do título, a japonesa Homare Sawa e a americana Abby Wambach. Já entre os homens, estão concorrendo Cristiano Ronaldo, Xavi Hernández e Lionel Messi.
Confira aqui os ganhadores do prêmio de melhor jogador de futebol do mundo em toda a história.

E logo abaixo todos os gols de Messi em sua carrreira profissional pelo Barcelona:

291 - Aos nossos "Espinternautas", Feliz Natal!

E mais um Natal desponta no horizonte da nossa vida abençoada pelo aniversariante do dia 25 de dezembro, Jesus Cristo. É tempo de reencontrar os familiares, abraçar os amigos e comemorar a data do nascimento do homem que mudou a história do mundo. Que neste dia, além de curtir a festa com muita alegria, não nos esqueçamos de agradecer a Ele por tudo de bom que recebemos na nossa existência terrena.
Para o ano de 2012, que está chegando rápido, espero que todos nós não deixemos aflorar os nossos piores instintos, mas a piedade, a caridade e a solidariedade; que não nos sintamos mais importantes do que os nossos semelhantes apenas pela posição social mais elevada, pelo automóvel de luxo na garagem ou pela montanha de dinheiro amontoada na conta do banco, mas que cultivemos a humildade e o respeito aos outros; que não tratemos os outros com soberba, arrogância e superioridade, produto do nosso orgulho desmedido, mas que busquemos o despojamento e a simplicidade; que não nos enlouqueçamos em busca da beleza inatingível e irreal, inserindo silicone e botox por todos os nossos músculos, mas que aceitemos o envelhecimento como uma fase natural da vida; que não nos empaturremos de comida e bebida nas festas do Natal e Ano Novo, mas que saibamos conter os excessos e manter o equilíbrio, e que, finalmente, não nos digladiemos como ignorantes guerreiros belicosos na defesa da nossa concepção política neste ano de eleição, mas que saibamos ser democráticos, inteligentes, ponderados e harmoniosos. E que Deus sempre esteja ao nosso lado. Amém! É isso! Feliz Natal a todos que passam por aqui. Um grande abraço espinosense.


Algumas belas canções de Natal que não tocam nas rádios ou nas TVs. 



If Every Day Was Like Christmas (Se todo dia fosse como o Natal)
Elvis Presley

Eu ouço os sinos
Dizendo que o Natal está próximo
Eles tocam lá fora para dizer ao mundo
Que esta é a estação da alegria

Ouço um coro
Cantando docemente em algum lugar
E um brilho enche meu coração
Estou em paz com o mundo
Como o som de seu canto enche o ar

Oh, por que não podem ser todos os dias como o Natal
Por que não pode esse sentimento continuar indefinidamente
Pois, se todos os dias pudessem ser como o Natal
Que mundo maravilhoso este seria

Eu ouço uma criança
Dizendo o que trazer de Papai Noel
E o sorriso em seu rosto pequeno
Vale mais para mim do que qualquer coisa


Oh, por que não podem ser todos os dias como o Natal
Por que não pode esse sentimento continuar indefinidamente
Pois, se todos os dias pudessem ser como o Natal
Que mundo maravilhoso este seria