Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

284 - Acidentes, tragédias, perdas, dor. Dá para evitar?

É tempo de férias. E também de chuva. De muitas viagens de retorno à terra natal para rever familiares e amigos. Ou de passeios nas praias ou nas montanhas. É época de muita confraternização e alegria. Mas, por favor, cuidado! A morte pode estar à nossa espreita, esperando um vacilo para descer a sua mão pesada sobre nós. Muito cuidado nas estradas, principalmente nesta época do ano.
Infelizmente, perdemos grandes amigos, ainda jovens e ativos, em acidentes de trânsito. O tempo passa rápido e a gente parece se esquecer, mas quantos espinosenses faleceram em acidentes de trânsito nas ruas e estradas do país? Quantas famílias estão até hoje sofrendo a perda dos seus entes queridos?
Parece inacreditável, mas mesmo em uma cidade pequena, sem trânsito pesado e com velocidade reduzida nas ruas e avenidas, foram muitas vidas ceifadas por acidentes em Espinosa. É certo que não tenho dados estatísticos sobre isso, mas puxando pela memória, consigo me lembrar de muitos que se foram, vítimas de desastres automobilísticos, a grande maioria jovens. Muitos deles, grandes amigos meus. 
Meu pai, Louro Mineiro, perdeu a vida depois de ser atropelado por uma motocicleta no centro da cidade. Meu colega de banco, Fernando, morreu após um acidente de carro, entre Espinosa e Monte Azul. Izaías, o Zazá, nos deixou trágica e prematuramente após um grave acidente entre Janaúba e Montes Claros. Tulú e Ludmilla, Diógenes de Sissi, Deybe de Dílson e Vera, a guerreira Marivanda, Dedé Caminhoneiro, Zé Galinheiro, Geraldo Delegado, Gilberto de Gérson da Oficina e mais recentemente, Deca da Dejan, entre tantos outros, perderam a vida em acidentes automobilísticos. 
Para que não percamos mais ninguém, vamos nos cuidar, dirigindo com cuidado, sóbrios, sempre com os faróis ligados nas rodovias, não abusando da velocidade, não fazendo ultrapassagens arriscadas, usando o cinto de segurança, mantendo o carro sempre em perfeitas condições de tráfego, obedecendo a sinalização e praticando a direção defensiva. Temos que ter muita paciência nas estradas, sem essa pressa toda, pois o importante é chegar vivo, com saúde e em paz.
Antes de qualquer viagem, alguns cuidados são indispensáveis. Devemos fazer uma revisão geral no veículo, verificando motor, pneus, bateria, estepe, freios, suspensão, faróis, limpadores de para-brisas, macaco, chave de rodas, triângulo e lanternas. Verificar também o óleo do motor, a água do radiador e do limpador de para-brisas e o combustível, claro!
O cinto de segurança é para ser usado por todos os ocupantes do veículo, não só dos que viajam nos bancos da frente e o transporte de crianças de até 1 ano de idade (ou 9 kg) deve ser efetuado na posição invertida, com a cadeirinha de costas para a frente do veículo, pois deste modo reduz-se em 90% a probabilidade de ocorrer sérias lesões no pescoço e na coluna do bebê.
As estatísticas comprovam que 90% dos acidentes são causados por erros dos motoristas, 6% por má condição das vias e 4% por defeitos nos veículos. Portanto, vamos fazer a nossa parte, obedecer as leis de trânsito e viver feliz por toda a vida. Boas festas de fim de ano e felizes reencontros com familiares e amigos.
Um grande abraço espinosense.
Vejam um vídeo com algumas dicas para uma boa e segura viagem.


Para que nos conscientizemos da necessidade de obedecer a todas as regras do trânsito e evitar acidentes, vejam esses vídeos, um de uma matéria do programa Fantástico e outro com comerciais de apelo forte contra a ocorrência de acidentes. São cenas fortes. É para chocar mesmo e mudar atitudes urgentemente.





Aqui você assiste a algumas belas músicas que nos tocam o coração e nos deixam mais próximos espiritualmente dos familiares, amigos e de Deus, o que realmente importa nesta efêmera vida terrestre .



283 - O cancelamento do recadastramento biométrico em Espinosa

Recebi algumas mensagens de pessoas de Espinosa relatando ações políticas para que o recadastramento biométrico em nossa cidade não fosse realizado. Pesquisei no site do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais e não encontrei nenhuma notificação a esse respeito. Para que o assunto ficasse bem esclarecido, tomei a iniciativa de enviar um e-mail ao TRE-MG solicitando esclarecimentos a respeito desta notícia. A resposta foi positiva, sem contudo relacionar o cancelamento a qualquer pressão política, de acordo com a resposta da assessoria de comunicação do Tribunal.
Isto posto, quero deixar bem clara a minha posição de repúdio a qualquer interferência política contra o recadastramento biométrico em nossa cidade, já que tal atualização e mudança só trará ganhos para a lisura dos processos políticos que estão por vir. A propósito, eu moro atualmente em Montes Claros, mas não abro mão de ter o meu domicílio eleitoral em Espinosa e participar, com o meu humilde voto, da escolha dos administradores que constróem o presente e o futuro da minha querida terra natal. Àqueles que estão na mesma situação que eu, se acontecer o recadastramento futuramente, deverão provar o seu vínculo com o município, através de laços familiares, afetivos e imobiliários.
Publico abaixo, na íntegra, os e-mails enviado e recebido do TRE-MG.

From: Antônio Eustáquio Freitas Tolentino
To: ascom@tre-mg.gov.br
Sent: Sunday, December 04, 2011 9:15 AM
Subject: Recadastramento biométrico


Caros senhores, gostaria de saber se o recadastramento biométrico na cidade de Espinosa foi cancelado. Recebi informações de que não mais haverá o recadastramento previsto para se iniciar agora em dezembro, mas não encontrei nenhuma informação no site do TRE-MG. Se positivo, quais os motivos que inviabilizaram essa ação?
Gostaria também de receber informações mais detalhadas sobre a situação de quem reside em outra cidade, mas nasceu, tem família e imóvel residencial em Espinosa.

Antecipadamente, agradeço.

Atenciosamente,


Antônio Eustáquio Freitas Tolentino
 
 
De: ascom@tre-mg.gov.br
Para Antônio Eustáquio Freitas Tolentino
 
Prezado senhor, realmente não haverá revisão com recadastramento biométrico na cidade de Espinosa. Havia uma previsão inicial do TRE para essa realização, que não foi confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A decisão considerou as dificuldades para execução de recadastramento em municípios com mais de 20 mil eleitores neste momento. Quanto às demais indagações do senhor, acredito que estejam prejudicadas. De qualquer forma, informamos que nas revisões eleitorais é exigido que o eleitor apresente algum vínculo com o município, que pode inclusive ser um imóvel.


Atenciosamente,


Ass. de Comunicação TRE-MG