Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

279 - Personalidades espinosenses: NILTINHO D´OS CARDEAIS

Ex-vocalista d´Os Cardeais e atual vocalista do Grupo Musical Toque de Classe, Niltinho esteve presente em muitos dos grandes momentos de alegria que todos nós, ainda adolescentes, vivenciamos no apogeu da história da banda espinosense liderada por Lourinho Brandão, principalmente nos anos 80. Os Cardeais eram sensacionais. O grupo tocava em várias cidades da região animando bailes e fazia a festa nos inesquecíveis carnavais de Espinosa, conquistando em todos os lugares, admiradores fiéis, entre os quais eu me incluo com toda a satisfação.
E Niltinho sempre foi um destaque, com seu imenso talento de cantor múltiplo. Cantando atualmente no Grupo Musical Toque de Classe, ao lado de Paulo Tito e do velho companheiro Galdino, ele continua a apresentar a sua grande qualidade musical e a conquistar novos admiradores por onde se apresenta.  

PERFIL:
Nome completo: Josenílton Castro Gomes
Filiação: Manoel Antônio Gomes e Josenita Lima Castro Gomes
Local e data de nascimento: Guanambi-BA, aos 6 de maio de 1956
Estado civil: casado
Esposa: Leandra Maria Neves Tolentino Castro
Filhos: 3 filhos, Diego (24 anos), Géssica (20 anos) e Ricardo (13 anos)
Time do coração: Cruzeiro
O que mais gosta: música
O que mais detesta: papo de bêbado
O melhor de Espinosa: a amizade do povo
O pior de Espinosa: a falta de emprego
Se fosse o prefeito da cidade...traria indústrias para aumentar a oferta de emprego e melhoraria o esporte, a cultura e a saúde
Estilo musical: música internacional e popular brasileira
Cantor preferido: Djavan
Música preferida: "Oceano" de Djavan





278 - O melhor vocalista do rock mundial ausente há 20 anos

A afirmação do título desta postagem pode ser um pouco pretensiosa e até perigosa, pois em meio a tantos excelentes cantores que deixaram a sua marca na história do rock´n´roll, a chance de cometer uma injustiça é bastante plausível. Mas mantenho a opinião. Freddie Mercury, o líder da banda inglesa Queen, foi o melhor vocalista do rock. Na minha modesta opinião, claro. E porque me lembrei do saudoso Freddie? Depois de postar a matéria sobre os 10 anos de ausência do grande Beatle George Harrison é que me dei conta de que, no dia 24 de novembro deste ano, se completaram 20 anos da morte de Freddie Mercury, um dos meus maiores ídolos na música. Que mancada a minha! Esqueci-me completamente. Deve ser o peso da idade, sem dúvida. A memória já não é a mesma de antes. Mas tudo bem, o importante é lembrar, mesmo com um pequeno atraso, deste cara que tanta falta faz ao mundo da música.
Ainda tenho guardados, com muito carinho, os meus velhos discos de vinil do Queen, que eu escutava em alto volume em casa, para desespero da coitada da minha mãe, Dona Zu. Estão todos empilhadinhos em um armário aqui em casa, ao lado de mais discos de outros ícones do rock e do pop, como Beatles, Led Zeppelin, Supertramp, Bob Dylan, Genesis, Pink Floyd, Elton John, Paul McCartney, Yes, Rollings Stones, Simon and Garfunkel, John Lennon etc. Tem muitos também dos meus artistas brasileiros favoritos, como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Raimundo Fagner, Zé Ramalho, Paralamas do Sucesso, Lobão, Beto Guedes, Alceu Valença, Mílton Nascimento, etc. Guardo-os com o maior cuidado, pois fazem parte da minha vida e não tenho por que me desfazer deles. É sério. Deem só uma olhada.

Pois bem, vamos falar um pouco do excepcional vocalista do Queen, que durante muito tempo comandou plateias ao redor do mundo, inclusive em um show inesquecível no primeiro Rock in Rio, em 1985, show em que "quase fui". Eles já haviam se apresentado aqui no Brasil em 1981, no Estádio do Morumbi, em São Paulo. Também em 1985, o Queen fez um de seus maiores shows, com uma performance soberba no Wembley Stadium, em Londres, no concerto "Live Aid".
Com uma poderosíssima voz e uma presença de palco inigualável, Freddie, apesar do talento indiscutível dos outros integrantes da banda, era o coração e a alma do Queen. A prova disto é que a banda logo se desfez com a morte do vocalista em 1991. Algum tempo depois, em 2004, o vocalista Paul Rodgers se juntou aos integrantes remanescentes do Queen, Brian May e Roger Taylor e tentaram um retorno à estrada, fazendo duas turnês mundiais e lançando três discos, dois ao vivo e um de estúdio, mas sem contudo preencher o vazio dos apaixonados fãs do grupo e especialmente do insubstituível Freddie Mercury.


Nascido no território britânico de Zanzibar, hoje Tanzânia, em 05 de setembro de 1946, Farrokh Bommi Bulsara, seu nome de batismo, mais tarde se tornaria o famoso cantor, compositor e showman Freddie Mercury, uma lenda do rock. Ao lado do guitarrista Brian May, do baixista John Deacon e do baterista Roger Taylor, arrebanhou uma enorme multidão de admiradores pelo mundo com as suas canções e suas apresentações ao vivo com o Queen, chegando a vender mais de 300 milhões de discos. Na sua pequena carreira solo, gravou apenas dois álbuns. O primeiro, ""Mr. Bad Guy", em 1985 e outro em 1988, "Barcelona", com a cantora soprano espanhola Montserrat Caballé. O último show de Freddie Mercury com o Queen aconteceu em agosto de 1986, em Knebworth, na Inglaterra, para um público estimado em 300 mil pessoas.
Freddie Mercury descobriu ser portador do vírus HIV em 1987, mas somente em 23 de novembro de 1991, um dia antes da sua morte, ele anunciou ao mundo essa condição, através de um comunicado. No começo da noite do dia 24 de novembro de 1991, um domingo, em sua mansão em Londres, ele deixava este mundo, com apenas 45 anos, um dos mais carismáticos artistas da música mundial, deixando como legado uma carreira brilhante e canções inesquecíveis de sua autoria como "Bohemian Rhapsody", "We are the Champions" e "Love of My Life", esta última composta em homenagem à sua ex-namorada e eterna amiga, Mary Austin.
Um filme contando a vida de Freddie Mercury e um pouco da história da banda Queen deverá ser iniciado e lançado ainda em 2012, com o ator dos personagens Borat e Brüno, o britânico Sacha Baron Cohen, fazendo o papel do mítico vocalista.

Veja aqui uma matéria publicada no blog sobre os 40 anos do Queen.







277 - Chico Anysio, um artista em plenitude

Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho, mais conhecido como Chico Anysio, é um humorista, ator, dublador, escritor, compositor e pintor brasileiro nascido na cidade cearense de Maranguape, aos 12 de abril de 1931, famoso por seus vários personagens e programas humorísticos no rádio e na televisão. Chico Anysio, filho de Francisco Anysio de Oliveira Paula e de dona Haideé Viana de Oliveira Paula, mudou-se com sua família para o Rio de Janeiro quando tinha oito anos de idade. Desde cedo se destacou com a incrível diversidade de talentos que possuia. Participou de programas de calouros, trabalhou no rádio, comentou futebol, escreveu roteiros de programas, fez shows de imitação e de humor, participou de filmes, tudo isso com muita desenvoltura e talento.

E o salário, ó! Um dos mais famosos personagens de
Chico Anysio: o Professor Raimundo
É mentira, Terta? Outro personagem lendário: Pantaleão
No ano de 1957, iniciou a sua carreira na televisão, na TV Rio, com o inesquecível personagem "Professor Raimundo". Mas o sucesso estrondoso veio em 1969, quando ele se transferiu para a TV Globo e iniciou uma trajetória de imenso sucesso com os seus programas "Chico Especial", "Chico Total", "Chico Anysio Show", "Chico City" e "Escolinha do Professor Raimundo" até o atual "Zorra Total", onde faz uma participação. Seus mais de 200 personagens fizeram e ainda fazem enorme sucesso, com destaque para "Pantaleão", "Coalhada", "Bento Carneiro", "Alberto Roberto", "Painho", "Salomé", "Tavares", "Justo Veríssimo", entre outros duzentos e poucos.
Em 1996, em um acidente doméstico, ele caiu e fraturou a mandíbula, o que o afastou do trabalho por um longo tempo, devido à lenta recuperação da dicção.
Chico Anysio é um artista completo. Além de ótimo ator e comediante, ele escreveu várias músicas, participou do grupo Baiano e os Novos Caetanos, escreveu alguns livros e ainda se dedica à pintura, criando centenas de quadros por ano.
Chico já se casou seis vezes e tem oito filhos, um deles adotado, sendo alguns deles também artistas, como o comediante Bruno Mazzeo. O ator Marcos Palmeira é seu sobrinho.
Chico Anysio é um dos maiores ícones da televisão brasileira, mesmo estando com pouco espaço na telinha hoje em dia. Já me deliciei com os vários personagens criados pelo mestre do humor, especialmente com o Pantaleão e o Tavares, os que eu mais gosto.
Ao mestre, o reconhecimento pelo seu trabalho abrangente e criativo que deu a todos nós, apreciadores do humor inteligente, uma enxurrada de alegria por muito tempo.
Conheça os muitos personagens de Chico Anysio clicando aqui. Abaixo cenas de alguns dos seus personagens e dois vídeos sobre a sua trajetória artística. Não deixem de assistir.