Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

268 - A Escolinha de Futebol Projeto Tatu

Ainda bastante triste e abalado pelo prematuro desaparecimento de Deca, de forma tão trágica, temos que continuar a tocar a nossa vida, nunca nos esquecendo de mantê-lo sempre vivo em nossa memória e nas nossas orações. Para homenageá-lo, publico hoje essa postagem que conta a história da Escolinha de Futebol Projeto Tatu, um pequeno empreendimento idealizado por Mílton Barbosa e que teve o relevante apoio e patrocínio de Deca, entre outros.
Há alguns anos atrás, Mílton Barbosa me procurou com a ideia de instalar uma escolinha de futebol na cidade de Espinosa, com o objetivo de incentivar os garotos à prática do esporte, no caso específico, o futebol, como também descobrir algum novo talento como o craque Tatuzinho, além de afastá-los do ócio e das drogas. Ele até já tinha em mente o nome da escolinha: Projeto Tatu, em homenagem ao nosso maior craque do futebol de todos os tempos. Pois bem. Concordei imediatamente e passei a auxiliá-lo nesta tarefa. Saímos pela cidade, contactando os pais e colhendo inscrições dos meninos. Fomos muito bem recebidos pelos pais, que prontamente apoiaram a ideia e inscreveram os seus filhos. Estabelecemos o valor da mensalidade em R$ 5,00, apenas para cobrir as despesas de compra de bolas, apitos etc. Conseguimos, com a Fenabb, Federação Nacional das AABB, uma boa quantidade de camisetas amarelas(com desenho da Turma da Mônica) e mandamos confeccionar outro tanto de camisetas azuis, para uso dos garotos nos treinos. Conseguimos ainda patrocínios de algumas pessoas da cidade para o pagamento do salário do treinador Tatuzinho. Com muita boa vontade e desprendimento, Flori (Empório Rocha), Maurício (Banco do Brasil), Edmar (Drogaria União) e Deca (Dejan Gráfica) encamparam o projeto e nos apoiaram o tempo inteiro. Por algum tempo as coisas andaram bem, até que resolvemos nos afastar (devido à falta de tempo) e deixar a administração da escolinha com o Tatuzinho. Doamos todo o material disponível para que Tatu pudesse continuar o trabalho. Infelizmente, por razões pessoais, ele teve que encerrar as atividades, mas espero que todos aqueles garotos que participaram da Escolinha de Futebol Projeto Tatu se lembrem com saudade e alegria daqueles tempos.
Percebo, revendo essas fotografias, que nenhum dos nossos alunos se transformou em um grande craque do futebol, mas é gratificante notar que todos eles se transformaram em bons profissionais e, o mais importante, homens de bem. Então, a missão foi cumprida com êxito, e só nos resta comemorar com bastante alegria.
Tatuzinho com os seus alunos da Escolinha.
Na foto acima, confesso que alguns eu consegui identificar, outros não. Alguns eu sei de quem são filhos, mas o nome eu não consegui lembrar. Os que eu consegui identificar: Neylor, Juninho Rocha, Tiago, Renato, Aristides, Danilo, Diogo, Lucas, Cléber, Samuel, Bill, Marcone, Bruno e Éverton. Ajudem-me a identificá-los enviando e-mail ou clicando em "comentários" logo abaixo da postagem.
Essa meninada toda está hoje espalhada por vários
lugares do nosso país, já homens feitos.
A propósito, gostaria de salientar a grande ajuda que Deca (e também Flori) sempre deram à AABB-Espinosa. Eles sempre estiveram ao nosso lado, apoiando todas as nossas campanhas. Quando estive na presidência do clube, mesmo que por pouco tempo, tive a colaboração ativa deles e de muitos outros que tem enorme carinho pela nossa associação. O meu muito obrigado em nome da Associação Atlética Banco do Brasil de Espinosa. Seremos eternamente gratos.
Obs: Só para constar, eu e Mílton não tínhamos qualquer remuneração neste trabalho, apenas prazer e alegria. Outra coisa, muitos desses meninos são hoje grandes amigos nossos, o que nos enche ainda mais de orgulho e felicidade.
Os garotos da Escolinha de Futebol Projeto Tatu.
Em pé, os adultos Mílton Barbosa, Tatuzinho, Tim de Disson,
Geraldo, Ivan, Maurílio e Edmar.

O professor Tatuzinho com Daniel