Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

227 - Lugares Maravilhosos do Mundo: A Grande Muralha da China

Uma das sete maravilhas do mundo, a Grande Muralha da China foi construída há mais de dois mil anos e teve cerca de 100 anos para se completar. A vastidão deste projeto traz à luz a imensa capacidade do homem.
A muralha começou a ser erguida por volta de 220 a.C. por determinação do primeiro imperador chinês, Qin Shihuang . Embora a Dinastia Qin (ou Ch’in) não tenha deixado relatos sobre as técnicas construtivas que empregou e nem sobre o número de trabalhadores envolvidos, sabe-se que a obra aproveitou uma série de fortificações construídas por reinos anteriores, sendo o aparelho dos muros constituído por grandes blocos de pedra, ligados por argamassa feita de barro. Com aproximadamente três mil quilômetros de extensão à época, a sua função era a de conter as constantes invasões dos povos ao Norte.
Com a morte do imperador Ch’in, iniciou-se na China um período de agitações políticas e de revoltas, durante o qual os trabalhos na Grande Muralha ficaram paralisados. Com a ascensão da Dinastia Han ao poder, por volta de 205 a.C., reiniciou-se o crescimento chinês e os trabalhos na muralha foram retomados ao longo dos séculos até ao seu esplendor na Dinastia Ming, por volta do século XV, quando adquiriu as atuais feições e uma extensão de cerca de sete mil quilômetros, estendendo-se de Shanghai, a leste, a Jiayu, a oeste, atravessando quatro províncias (Hebei, Shanxi, Shaanxi e Gansu) e duas regiões autônomas (Mongólia e Ningxia).
A magnitude da obra, entretanto, não impediu as incursões de mongóis, xiambeis e outros povos que ameaçaram o império chinês ao longo de sua história. Por volta do século XVI perdeu a sua função estratégica, vindo a ser abandonada.
Por não se tratar de uma estrutura única, as características da Grande Muralha variam, de acordo com a região em que os diferentes troços se inscrevem. Por exemplo, perto de Beijing, os muros foram construídos com blocos de pedras de calcário; em outras regiões, podem ser encontrados o granito ou tijolos no aparelho das muralhas; nas regiões mais ocidentais, de desertos onde os materiais são mais escassos, os muros foram construídos com vários elementos, entre os quais faxina (galhos de plantas enfeixados). Em geral os muros apresentam uma largura média de sete metros na base e de seis metros no topo, alçando-se a uma altura média de sete metros e meio.
Além dos muros, em posição dominante sobre os terrenos, a muralha compreende ainda elementos como portas, torres de vigilância e fortes.









226 - O sucesso mundial do UFC-Ultimate Fighting Championship

Nos últimos tempos, com a queda de popularidade do boxe, carente de grandes ídolos, uma febre está conquistando fãs em todo o mundo, o MMA, sigla de Mixed Martial Arts, ou traduzindo, Artes Marciais Mistas. Inicialmente chamado de Vale-Tudo, o esporte se profissionalizou mais, criou e mudou regras e acumula dinheiro e prestígio mundo afora, agora mais conhecido como UFC.
Tudo começou com o lutador brasileiro de Jiu-Jitsu Rorion Gracie e o publicitário Arthur Davie, que conceberam o Ultimate Fighting Championship, uma competição que reuniria lutadores de vários estilos de artes marciais. Os primeiros eventos foram organizados pela empresa Semaphore Entertainment Group-SEG, como um torneio entre vários lutadores até que se chegasse a um campeão. Eram numerados como UFC 1, UFC 2, UFC 3..., fato que ocorre até os dias atuais. As lutas nesta época só terminavam com a vitória ou desistência de um dos lutadores e eram consideradas muito violentas, pois não havia classificação de peso dos oponentes, número limite de rounds, regras claras do que seria proibido e nem liberdade de decisão dos árbitros.    
Com a falência da SEG em 2000, depois do UFC 29, os irmãos  Frank Fertitta III e Lorenzo Fertitta, formaram a Zuffa, LLC (zuffa quer dizer "lutar" ou "brigar" em italiano) e compraram o UFC. O ex-lutador de boxe amador e promotor de lutas, Dana White, tornou-se o presidente da nova organização.
Em 2001 aconteceu o primeiro evento de UFC promovido pela Zuffa, o UFC 30: a batalha de Boardwalk.
A partir de então, o dirigente Dana White trabalhou pesado e conseguiu ampliar a cobertura por pay-per-view, como também a volta da produção dos vídeos caseiros, aumentando absurdamente a popularidade do UFC e melhorando a sua imagem historicamente brutal. Também incluiu regras claras nas competições, bem como separação de lutadores por categoria de peso. O UFC também segue a política contra drogas da comissão de atletismo do Estado de Nevada, que proíbe expressamente o uso de qualquer droga, especialmente as drogas para aumento de desempenho. O lutador é impedido de lutar se o teste indicar que usou drogas, podendo ainda enfrentar processo disciplinar. Se ficar comprovado que um lutador venceu sob efeito de drogas, a comissão poderá mudar o resultado da luta.
Abaixo, algumas imagens de estragos causados aos lutadores por lutas duríssimas do UFC:
Chael Sonnen
Marcus Davis apanha bastante de Nate Diaz

Mark Hominick

Chaner Carwin

Evan Dunham
Em 2005, a Spike TV lançou a primeira temporada de um reality show chamado "The Ultimate Fighter". O espetáculo acompanhava um grupo de aspirantes ao UFC que competiam por um contrato com a organização. Os lutadores se dividiam por diferentes campos de treinamento e, no final de cada episódio, o membro de um dos times lutava com um de outro time. O vencedor permaneceria na competição e o perdedor voltaria para casa.
Isso contribuiu ainda mais para a divulgação do UFC pelo mundo. Os eventos de UFC já podem ser vistos pela televisão em 170 países. A boa notícia é que em março de 2007, os irmãos Fertitta anunciaram que haviam comprado o campeonato de lutas Pride, organização competitiva de artes marciais mistas no Japão. Os fãs de artes marciais mistas sonham com lutas entre os melhores lutadores de Pride e os melhores do UFC. De acordo com Dana White, isto pode agora se tornar realidade.
O octógono, o palco do espetáculo do UFC

Um dos grandes lutadores brasileiros: Lyoto Machida

O nocaute histórico de Anderson Silva sobre Vítor Belfort
São 7 categorias no UFC:
Peso Galo - Até 61 kg - Campeão: Dominick Cruz - Estados Unidos
Peso Pena - De 61 a 66 kg - Campeão: José Aldo - Brasil
Peso Leve - De 66 a 70 kg - Campeão: Frank Edgar - Estados Unidos
Peso Meio-Médio - De 70 a 77 kg - Campeão: Georges St. Pierre - Canadá
Peso Médio - De 77 a 84 kg - Campeão: Anderson Silva - Brasil
Peso Meio-Pesado - De 84 a 93 kg - Campeão: Jon Jones - Estados Unidos
Peso Pesado - De 93 a 120 kg - Campeão: Cain Velasquez - Estados Unidos

Regras - Duração do combate:
Lutas preliminares tem 3 rounds
Lutas principais tem 5 rounds
Os rounds tem a duração de 5 minutos
Entre cada round existe um intervalo de descanso de 1 minuto

 Faltas - São 31 as faltas do combate:
1- Cabeçada
2- Dedo no olho
3- Mordida
4- Puxar o cabelo
5- Ataque à boca do adversário com a mão
6- Ataques à virilha
7- Enfiar o dedo em qualquer orifício (corte ou laceração) do adversário
8- Manipular as articulações do adversário
9- Ataques à coluna ou à parte de trás da cabeça
10- Golpear usando a ponta do cotovelo
11- Qualquer tipo de ataque à garganta
12- Beliscar e arranhar
13- Agarrar a clavícula
14- Chutar a cabeça do adversário que está no chão
15- Atingir com o joelho a cabeça do adversário quando ele estiver no chão
16- Atacar o adversário quando ele estiver no chão
17- Atacar o rim do adversário com o calcanhar
18- Arremessar o oponente de cabeça no chão
19- Atirar um adversário para fora do ringue ou área restrita
20- Segurar o calção ou as luvas do adversário
21- Cuspir no adversário
22- Ter uma conduta antiesportiva que cause algum dano ao adversário
23- Segurar nas cordas do ringue
24- Utilizar linguagem imprópria ou abusiva no ringue ou área restrita
25- Atacar o adversário durante os intervalos
26- Atacar o adversário que está sob os cuidados do árbitro
27- Atacar o adversário após a campainha ter anunciado o final do round
28- Desrespeitar as instruções do árbitro
29- Evitar contato com o adversário, deixar cair intencional ou insistentemente o protetor  bucal ou fingir uma lesão
30- Interferência da equipe do lutador dentro do ringue
31- Jogar a toalha durante a competição

Artes Marciais que englobam o MMA:
Boxe
Karatê
Muay Thai
Kickboxing
Jiu-Jitsu
Judô
Wrestling
Taekwondo
Sambo

Alguns lutadores que se tornaram lendas do UFC:
Chuck Liddell

Lyoto Machida

Matt Hughes

Randy Couture

Royce Gracie

Tito Ortiz

O gigante Brock Lesnar

Rodrigo "Minotauro" Nogueira

Anderson "Spiderman" Silva
Para coroar a imensa dimensão que o UFC ganha a cada dia no mundo, foi organizado, com enorme sucesso, em agosto passado, o UFC 134 no Rio de Janeiro, com lutas dos grandes lutadores brasileiros na programação, entre eles os mitos Rodrigo "Minotauro" Nogueira e o atual campeão dos pesos médios, Anderson Silva. O UFC Rio mobilizou a cidade em torno do evento. Os lutadores viraram popstars, ganharam um espaço nunca antes visto na mídia e deram um show para as mais de 14 mil pessoas que lotaram a HSBC Arena, local do evento. O UFC Rio teve resultados que agradaram ao público e aos especialistas. Afinal, resultados ruins dos brasileiros poderiam gerar desconfiança da torcida. Mas com três nocautes fulminantes nas três maiores lutas da noite, o público deixou a arena em completo êxtase.

Card preliminar:

- Rousimar Toquinho derrotou Dan Miller na decisão unânime dos juízes;
- Thiago Tavares derrotou Spencer Fisher por nocaute técnico aos 2min51s do 2º round;
- Paulo Thiago derrotou David Mitchell na decisão unânime dos juízes;
- Erick Silva nocauteou Luis Beição aos 40 segundos do 1º round;
- Raphael Assunção derrotou Johnny Eduardo na decisão unânime dos juízes.
- Iuri Marajó derrotou Felipe Sertanejo na decisão unânime dos juízes;
- Yves Jabouin derrotou Ian Loveland na decisão dividida dos juízes.

Card principal:
- Anderson "Spiderman" Silva nocauteou Yushin Okami aos 2min4s do 2º round;
- Mauricio "Shogun" nocauteou Forrest Griffin aos 1min53s do 1º round;
- Rodrigo "Minotauro" Nogueira nocauteou Brendan Schaub aos 3min9s do 1º round;
- Edson Barbosa Júnior derrotou Ross Pearson na decisão dividida dos juízes;
- Stanislav Nedkov derrotou Luiz "Banha" Cané por nocaute técnico aos 4min20s do 1º round;

Fontes: howstuffworks.com e br.ufc.com


Anderson Silva X Okami (UFC Rio - 27/08/2011) por rodrigoafonso no Videolog.tv.