Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

220 - Espinosenses pelo mundo: Diego Júnior e Terezinha Veloso

Recebi, com muita alegria, um e-mail do internauta espinosense Warley Gonçalves comentando a respeito de dois personagens espinosenses descobertos por ele na rede mundial de computadores e que merecem registro aqui no nosso blog: o jovem goleiro Diego Júnior Rodrigues de Oliveira e a artista plástica Maria Terezinha Veloso Apocalypse.
O atleta Diego Júnior, 85 kg e 190 cm de altura, nascido em Espinosa aos 16 de junho de 1987, 24 anos de idade, está atualmente defendendo a equipe do Paulínia Futebol Clube, clube criado em 2004 na cidade de mesmo nome no estado de São Paulo.
O goleiro Diego Júnior

O escudo do Paulínia F.C.
A equipe do Paulínia F.C. à direita, de azul e amarelo 
Maria Terezinha Veloso Apocalypse, nascida em Espinosa em 1936 e falecida em Belo Horizonte em  2003, foi uma pintora, desenhista e escultora brasileira. Lecionou na EBA/UFMG, em Belo Horizonte, onde também se formou em artes plásticas. Foi uma das fundadoras do Grupo Giramundo, juntamente com o marido, Álvaro Apocalypse, e com a também artista plástica Madu Vivacqua. O Grupo Giramundo realiza espetáculos para o público adulto e infantil, com as mais variadas técnicas de criação, confecção e manipulação de bonecos. É um dos grupos de teatro de bonecos mais premiados em todo o mundo e com intensa atuação profissional em diversos campos: criação e produção de espetáculos, museu, teatro e escola.

O grupo foi fundado em 1970, em contexto familiar, com a união dos artistas Álvaro Apocalypse e Terezinha Veloso e sua amizade com Maria do Carmo Martins, a Madu. O grupo Giramundo criou 33 peças em 37 anos, o que representa quase uma montagem por ano, o que demonstra a significativa força criativa dos seus fundadores e dos atuais administradores. Os bonecos do Grupo Giramundo constituem um dos mais importantes patrimônios culturais de Minas Gerais e uma das maiores coleções de bonecos do mundo. O grupo está hoje sob o comando da filha de Terezinha e de Álvaro, Beatriz Apocalypse.
Os fundadores do Grupo Giramundo: Terezinha, Álvaro e Madu

A espinosense Terezinha ao lado dos seus famosos bonecos

O Museu do Grupo Giramundo em Belo Horizonte
Ao Warley Gonçalves, o meu agradecimento pela especial contribuição. Um grande abraço espinosense.