Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

216 - Pitacos desvairados V

UMA PENA, O FIM DO R.E.M. - "Aos nossos fãs e amigos: como R.E.M. e como amigos de uma vida inteira, decidimos colocar um ponto final na banda. Nós vamos embora com um grande sentimento de gratidão e de felicidade sobre tudo que nós alcançamos. Para todos que um dia se sentiram tocados com a nossa música, nossos mais sinceros agradecimentos". Assim, inesperadamente, o R.E.M. divulgou nesta quarta-feira, dia 21 de setembro, este comunicado no site oficial da banda dando conta do encerramento das suas atividades. O R.E.M. (sigla de movimentos rápidos dos olhos ou Rapid Eyes Movement, em inglês) que nasceu como quarteto e se transformou em trio após a saída do baterista Bill Berry em 1997, era formado por Michael Stipe (voz), Peter Buck (guitarra) e Mike Mills (baixo).  Nos anos 1980, o R.E.M. se tornou um dos grupos mais populares da cena musical mundial da década. O primeiro álbum, "Murmur", de 1983, foi considerado pela revista Rolling Stone o melhor disco daquele ano, à frente, inclusive, de "Thriller", de Michael Jackson, até hoje o álbum mais vendido da história da indústria fonográfica.
A fama mundial, no entanto, chegou mesmo com "Out of Time" (1991) e "Automatic for the People" (1992), que traziam canções como "Losing My Religion", "Drive", "Man on the Moon" e "Everybody Hurts". Só o primeiro, "Out of Time", vendeu mais de 4 milhões de cópias nos EUA. Apesar de os álbuns seguintes não terem obtido tanto sucesso, a popularidade da banda era tão grande que a Warner renovou o contrato com ela em 1996 pela soma de US$ 80 milhões. Em março de 2011, o grupo lançou o que se tornaria seu último disco, "Collapse Into Now". Vai deixar saudades...
BOAS NOTÍCIAS: AS RECUPERAÇÕES DE SÓCRATES E DE RICARDO GOMES - Teve alta nesta quinta-feira, dia 22 de setembro, o ex-jogador do Corínthians e da Seleção Brasileira, Sócrates. Ele estava internado desde o dia 5 de setembro no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para tratamento de uma hemorragia no esôfago, causada pela cirrose hepática, em decorrência do uso abusivo de álcool. Torço bastante para que o Doutor Sócrates, o craque dos passes de calcanhar, que tanta alegria me deu naquela seleção mágica de Telê Santana em 82, se recupere o mais rápido possível e volte à sua vida normal, livre do vício.
Outra ótima notícia também envolve outro ex-jogador da Seleção Brasileira, o técnico do Vasco da Gama, o ex-zagueiro Ricardo Gomes. Ele teve alta do Hospital Pasteur no domingo, dia 18 de setembro, após ter sofrido um AVC - Acidente Vascular Cerebral no dia 28 de agosto, durante o jogo do Vasco contra o Flamengo. Ele ficou 21 dias internado, foi liberado antecipadamente pelos médicos e agora está sendo cuidado em casa, com uma recuperação considerada plenamente satisfatória. Há esperança de que ele ainda possa retornar ao trabalho de treinador de futebol. Só nos resta torcer para que isso se realize. Saúde e vida longa aos ex-craques do futebol brasileiro.
ABSURDO: 108 DIAS DE GREVE DOS PROFESSORES MINEIROS - Os professores da rede estadual de ensino de Minas Gerais continuam em greve, após 108 dias de paralisação. É isso mesmo, 108 dias. Desde o dia 8 de abril os profissionais da educação estão paralisados, esperando uma decisão favorável do governo do Estado, mas que, até o momento, não atendeu às suas reivindicações. A principal reivindicação dos servidores é a implementação imediata do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) de R$ 1.187,70, determinado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais. Os grevistas reclamam da intransigência do governo mineiro e vice-versa.
O que se percebe neste imbróglio é a perda irreparável para os alunos, que correm o risco de perder o ano letivo. É triste ver que uma das categorias de profissionais mais importantes para o desenvolvimento do país, não tem o seu trabalho reconhecido e recebem uma remuneração infinitamente inferior ao que eles deveriam e merecem receber. Espero que os grevistas e o governo cheguem a um acordo rapidamente e tudo volte à normalidade. E que os professores consigam um reconhecimento maior ao seu indispensável trabalho, com salários dignos e melhores condições para desenvolver as suas atividades. 
O QUE ANDA ACONTECENDO COM A EDUCAÇÃO BRASILEIRA? - Notícia divulgada ontem choca a todos pelo inusitado do acontecimento: "Garoto de 10 anos atira em professora na escola, e depois se mata, com a arma do pai". Como pode acontecer uma coisa dessas? O menino, de apenas 10 anos, cursava o 4° ano na Escola Municipal Professora Alcina Dantas Feijão, em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo. Ele entrou na sala de aula, em que havia mais 25 alunos, e disparou a arma na professora Rosileide Queirós de Oliveira, 38 anos. Em seguida, saiu da sala e disparou um tiro na própria cabeça. Ele e a professora foram socorridos, mas ele não resistiu e acabou falecendo. A professora não corre risco de morte. A que ponto chegamos, meu Deus! Não consigo entender a liberdade exacerbada que os alunos hoje têm nas escolas, depois que retiraram dos professores a autoridade de repreendê-los por seus atos incorretos. Virou uma bagunça geral, com os mestres sendo ameaçados e até agredidos por alunos totalmente desestruturados socialmente. Vivemos uma era de libertinagem desenfreada, às vezes patrocinada pelos próprios pais que aceitam todas as exigências do filho, sem que eles tenham bem delineados os seus limites de atuação e responsabilidades. Há que se repensar urgentemente todo este processo de aprendizagem no país, sob pena de estarmos criando pequenos monstrinhos desequilibrados para o futuro.
O RECRUDESCIMENTO DA OBESIDADE NO MUNDO - A Cruz Vermelha Internacional, grupo humanitário que tem sua sede em Genebra, na Suiça,  no seu relatório anual "World Disasters Report", divulgado há poucos dias em Nova Delhi, na Índia, relata que a quantidade de obesos no mundo supera o número de famintos. Dados do ano passado mostram que 1,5 bilhão de pessoas sofrem de obesidade, enquanto 925 milhões estão desnutridas. Tal situação mostra a desigualdade social na atualidade, em que morre-se mais por excesso de nutrição do que por falta de comida. Ambas as situações são inaceitáveis e requerem uma ação conjunta dos governos para extinguir essa anomalia de uma vez por todas. É um completo absurdo que, com toda a riqueza existente no mundo, ainda tenhamos que nos deparar com notícias desalentadoras como essas.
A obesidade praticamente dobrou no mundo nas últimas três décadas. Entre os países ricos, os Estados Unidos lideram o ranking da obesidade, seguidos pela Nova Zelândia, enquanto a população do Japão é a menos afetada pelo sobrepeso. Excesso de peso e obesidade juntos, atingem cerca de 60% dos brasileiros adultos. O excesso de peso é caracterizado por um índice de massa corporal (IMC). Esse índice é calculado pelo peso (kg) dividido pela altura (m) ao quadrado. A partir de 30 kg/m2, a pessoa é considerada obesa. A partir de 40 kg/m2 a pessoa passa a ter obesidade mórbida. É hora de comer menos e nos exercitar mais.
 O CRUZEIRO VAI CAIR JUNTO COM A GENTE. SERÁ?  - Depois de mais uma derrota no Campeonato Brasileiro, desta vez para o bom time do Coritiba, do treinador atleticano Marcelo Oliveira, o Cruzeiro se vê em uma situação preocupante, ao se aproximar a cada rodada da temida zona do rebaixamento. Ainda sem vencer no segundo turno do Brasileirão, após 6 rodadas, o time azul está com 29 pontos, na 15° posição na tabela e aproveitamento de apenas 38,7%. O próximo confronto será domingo, às 16 horas, na Arena do Jacaré, contra o embalado líder do campeonato, o Vasco da Gama, dos ex-atleticanos Éder Luiz e Diego Souza. O Galo e o América continuam a sua desanimadora caminhada em direção à segunda divisão, agora com uma grande possibilidade de ter o time da Toca da Raposa como companheiro de vexame. A coisa tá feia para o futebol mineiro, uai!

215 - Nova Ortografia da Língua Portuguesa

No primeiro dia de janeiro de 2012 entra em vigor, em caráter definitivo, a nova ortografia da Língua Portuguesa, que foi elaborada e aprovada pelos oito países lusófonos (países que tem a Língua Portuguesa como língua nacional) em 16 de dezembro de 1990, em Lisboa, mas que só agora começa a valer. Estamos em um período de transição que começou em 1° de janeiro de 2009 e vai até 31 de dezembro deste ano. O Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa tem como objetivo unificar e uniformizar a lingua portuguesa escrita nos seguintes países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Não haverá mudanças na língua falada nestes países, pois as mudanças restringem-se apenas à língua escrita. No Brasil, o Congresso Nacional aprovou o Acordo em abril de 1995, sendo oficialmente ratificado pelo presidente Lula em 29 de setembro de 2008. 
O certo é que já não podemos mais adiar o aprendizado e a compreensão das novas regras, pois janeiro está próximo e temos que nos adaptar rapidamente à nova ortografia. Para divulgar um pouco de todo o conteúdo das novas regras ortográficas, vou publicar aqui algumas das mudanças mais importantes.

  • As letras K, W e Y são oficialmente integradas ao alfabeto português.
  • O trema deixará de ser usado para assinalar a pronúncia da letra U. Ex: frequência, cinquenta, delinquente, linguiça, quinquênio, sequência, sequestro, tranquilo, bilingue, aguentar etc.
  • Perdem o acento agudo os ditongos abertos tônicos ÉI e ÓI nas palavras paroxítonas (ou seja, com acento na penúltima sílaba). Ex: ideia, geleia, joia, epopeia, apoia, heroico, debiloide, alcateia, androide, asteroide, boia, colmeia, estreia, odisseia, paranoia, tramoia, plateia etc.
  • Cai o acento circunflexo de palavras paroxítonas terminadas em ÔO e ÊEM. Ex: voo, enjoo, abençoo, deem, veem, creem, leem, perdoo, etc. Exceções: verbos ter e vir na 3ª pessoa do plural do presente do indicativo. Ex: têm. vêm, mantêm, provêm, retêm, convêm etc.
  • Cai o acento gráfico usado para diferenciar palavras homógrafas (com a mesma grafia) paroxítonas. Ex: para, pela, pelo, pera, polo etc. Exceções: pôr (infinitivo) e pôde (flexão verbo poder).
  • Cai o acento agudo das vogais tônicas I e U de palavras paroxítonas, quando antecedidas de ditongo. Ex: baiuca, feiura, bocaiuva etc.
  • Quando o prefixo ou falso prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por R ou S não se usa mais o hífen e a consoante R ou S é duplicada. Ex: ultrassom, ecossistema, contrarregra, minissaia, antissemita, semirreta etc.
  • Não se usa hífen quando o prefixo ou falso prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa com vogal diferente ou consoante (que não seja R ou S). Ex: autoescola, copiloto, extraescolar, contraordem etc.
  • Continua o uso do hífen nas palavras compostas que não apresentam elementos de ligação. Ex: guarda-chuva, arco-íris, boa-fé, segunda-feira, mesa-redonda, joão-ninguém, porta-malas, porta-bandeira, pão-duro, bate-boca etc. Exceções: mandachuva, pontapé, paraquedas etc. 
  • Continua o uso do hífen nas palavras compostas que têm palavras iguais ou quase iguais, sem elementos de ligação. Ex: reco-reco, tico-tico, blá-blá-blá, tique-taque, pingue-pongue, zigue-zague, esconde-esconde, pega-pega, corre-corre, cri-cri, zum-zum etc.
  • Não se usa o hífen em compostos que apresentam elementos de ligação. Ex: pé de moleque, pé de vento, dia a dia, fim de semana, ponto e vírgula, camisa de força, cara de pau, olho de sogra etc.
  • Incluem-se neste caso os compostos de base oracional. Ex: maria vai com as outras, leva e traz, deus me livre, deus nos acuda, cor de burro quando foge, bicho de sete cabeças, faz de conta etc. Exceções: água-de-colônia, arco-da-velha, cor-de rosa, mais-que-perfeito, pé-de-meia, ao-deus-dará, à queima-roupa.
  • Usa-se o hífen nos compostos entre cujos elementos há o emprego do apóstrofo. Ex: gota-d´água, pé-d´água.
  • Usa-se o hífen nas palavras compostas derivadas de topônimos (nomes próprios de lugares), com ou sem elementos de ligação. Ex: belo-horizontino, porto-alegrense, mato-grossense-do-sul, rio-grandense-do-norte, sul-africano etc.
  • Usa-se o hífen nos compostos que designam espécies animais e botânicas (nomes de plantas, flores, frutos, raízes, sementes), tenham ou não elementos de ligação. Ex: bem-te-vi, peixe-espada, mico-leão-dourado, andorinha-da-serra, erva-doce, ervilha-de-cheiro, pimenta-do-reino, cravo-da-índia.
  • Usa-se o hífen com palavras formadas por prefixos e palavras iniciadas por H. Ex: anti-higiênico, anti-histórico, mini-hotel, sobre-humano, super-homem, ultra-humano etc.
  • Usa-se o hífen se o prefixo terminar com a mesma letra com que se inicia a outra palavra. Ex: micro-ondas, anti-inflacionário, inter-regional, sub-bibliotecário etc.
  • Não se usa o hífen se o prefixo terminar com letra diferente daquela que se inicia a outra palavra. Ex: autoescola, antiaéreo, intermunicipal, supersônico, superinteressante, agroindustrial, aeroespacial, semicírculo etc. Exceção: com os prefixos SUB e SOB usa-se o hífen também diante de palavra iniciada por R. Ex: sub-região, sub-reitor, sub-regional etc.
  • Se o prefixo terminar por vogal e a outra palavra começar por R ou S, dobram-se essas letras. Ex: minissaia, antirracismo, ultrassom, semirreta etc.
  • Usa-se o hífen com os prefixos EX, SEM, ALÉM, AQUÉM, RECÉM, PÓS, PRÉ, PRÓ, VICE. Ex: além-mar, além-túmulo, aquém-mar, ex-aluno, ex-diretor, ex-hospedeiro, ex-prefeito, ex-presidente, pós-graduação, pré-história, pré-vestibular, pró-europeu, recém-casado, recém-nascido, sem-terra, vice-rei, vice-prefeito etc.

  • Bandeiras dos oito países que falam português:
    Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique,
    Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.
    Para maiores informações, é so clicar aqui.