Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 27 de agosto de 2011

201 - A Estrada de Yungas, a Estrada da Morte

Construída na Cordilheira dos Andes Bolivianos e considerada a mais perigosa estrada do mundo, a Estrada dos Yungas, popularmente chamada de Estrada da Morte, é um espetacular caminho de 64 quilômetros de percurso e 3.600 metros de desnível vertiginoso. A estreitíssima estrada na montanha foi construída por prisioneiros paraguaios e liga as cidades de La Paz a Coroico. As muitas cruzes na beira da estrada, chamadas de "Santas Cruzes", indicam a enorme quantidade de pessoas que ali morreram, cerca de 300 em acidentes a cada ano. O curioso é que, apesar de em alguns trechos ser possível apenas a passagem de um veículo, a estrada é de mão dupla, o que deixa ainda mais perigoso o tráfego. Ciclistas também se aventuram em passeios na estrada, se expondo aos riscos só pelo prazer da aventura e da sensação de liberdade e perigo. Dá um frio na barriga só de olhar as fotos.













200 - 4 de dezembro de 2011 - Um dia inesquecível para a história do futebol mundial

Atenção! Anote aí esta data. Há uma grande possibilidade de o dia 4 de dezembro de 2011 entrar para a história do futebol mundial como um dia inesquecível, paradoxalmente, para as torcidas dos dois maiores clubes de Minas Gerais: Atlético e Cruzeiro.
A partir deste ano, para evitar que, times sem chances de chegar ao título ou serem rebaixados, não se empenhem nas partidas finais, comprometendo a credibilidade da competição, a Confederação Brasileira de Futebol-CBF resolveu marcar os clássicos regionais para as partidas de encerramento do Campeonato Brasileiro. Teremos então neste dia, um domingo, os seguintes jogos: Internacional x Grêmio, Corinthians x Palmeiras, São Paulo x Santos, Vasco x Flamengo, Botafogo x Fluminense, Atlético-PR x Coritiba, Avaí x Figueirense e Cruzeiro x Atlético.
É triste, mas poderemos assistir a uma das mais inusitadas situações já ocorridas no futebol brasileiro: o rebaixamento do Atlético, pela segunda vez, e pelo seu maior rival, o Cruzeiro. A partida está marcada para se realizar às 16 horas do dia 4 de dezembro de 2011, no Estádio Arena do Jacaré, na cidade de Sete Lagoas, com torcida única do Cruzeiro.
O Xodó da Massa, Marques, lamenta o descenso do
Atlético, no Mineirão, após empate com o Vasco por 0 x 0

O zagueiro Lima chora o rebaixamento do GALO
ao final da partida empatada com o Vasco, no Mineirão,
na 37ª rodada do Brasileirão de 2005. 
Neste jogo pode acontecer a mais extasiante festa dos cruzeirenses em cima da triste desgraça dos atleticanos que poderão ter a sua equipe mais uma vez caindo para a segunda divisão do futebol brasileiro.
Já não acredito na permanência do péssimo time do GALO na elite do futebol brasileiro, mas espero e torço para que o time não tenha decretada a sua queda na última partida do campeonato, exatamente contra o maior rival. A tragédia anunciada será forte demais.
Que os deuses do futebol digam NÃO! Será demais para os já combalidos corações atleticanos.