Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 23 de julho de 2011

182 - Morre em Londres a cantora Amy Winehouse

Amy Jade Winehouse nasceu em Londres, Inglaterra, aos 14 de setembro de 1983. Cantora e compositora de soul, jazz e R&B do Reino Unido, Amy também é muito conhecida por seus escândalos públicos e pelo uso de drogas. Amy Winehouse nasceu em uma área suburbana de Southgate, bairro de Londres, numa família judia de quatro pessoas, com tradição musical ligada ao jazz. Seu pai, Mitchell Winehouse, era motorista de táxi e sua mãe, Janis, farmacêutica. Amy tem ainda um irmão mais velho, Alex Winehouse. Cresceu em Southgate, onde fez os estudos na Ashmole School. Por volta dos dez anos, Winehouse fundou uma banda amadora, de curta duração. Ganhou a sua primeira guitarra elétrica aos 13 anos de idade e por volta dos 16 anos já cantava profissionalmente ao lado de um amigo, o cantor de soul Tyler James.
O seu álbum de estréia, "Frank", lançado em outubro de 2003, foi produzido por Salaam Remi. O seu segundo álbum, "Back to Black", recebeu seis indicações para o Grammy 2008, das quais venceu cinco: canção do ano, gravação do ano, artista revelação, melhor álbum vocal pop e melhor performance vocal pop feminina, além de vender mais de 9 milhões de cópias em todo o mundo, fazendo enorme sucesso.
Conforme informações da TV britânica Sky News, a cantora inglesa foi encontrada morta neste sábado em sua casa em Londres. Segundo o canal, a polícia não soube dizer ainda o motivo da morte da cantora, mas a suspeita é de morte por overdose de drogas. Uma pena, pois a cantora tinha apenas 27 anos.
Ela deixa uma legião de fãs, que amavam sua voz rouca e seu estilo irreverente. Há alguns anos, ela lutava sem sucesso contra a dependência de drogas e o alcoolismo. Ela chegou a ser internada algumas vezes, mas nunca se recuperou totalmente. Especialistas chegaram a afirmar que ela estava pesando apenas 45 quilos, fruto de uma vida totalmente desregrada.
Confesso que não sou admirador do trabalho da Amy Winehouse, tampouco das suas atitudes desequilibradas. Mas lamento profundamente o ocorrido e publico aqui, em respeito à sua memória,  apenas fotos em que ela aparece em situação de normalidade. É o triste fim de mais um ícone desajustado da música mundial.