Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 14 de abril de 2011

118 - Espinosa novamente de luto: Caio Líncoln ou, simplesmente, Tintin, deu adeus ao nosso mundo

Ainda atordoados e perplexos com a inesperada partida de um grande amigo, o Dr. Nivaldo Faber, na segunda-feira, dia 4 de abril passado, eis que o destino nos reserva outro pesado infortúnio.
Caio Líncoln Cangussu Tolentino, conhecido carinhosamente como Tintin, filho de "Seu" Zé Patim e Dona Suzana, advogado e gerente aposentado do Banco do Brasil, apaixonado pela sua fazenda "Vovó Belinha", próxima da Vila de Santana e adepto ferrenho do futebol, inesperada e abruptamente nos abandona, deixando-nos a todos, totalmente atônitos.
Time da AABB-Espinosa nos jogos da FENABB em Patos de Minas:
Fonso, Líncoln, Fernando Zica, TINTIN e Júlio César;
Magrão, Maurício, Eustáquio, Marquinhos e Wilson.

Turma do 9 de Março em farra na Zoom:
Claudão, Dai, Eustáquio, Maurício, Eduardo e TINTIN.
Festa em homenagem ao grande craque Kita promovido pelo
9 de Março na Zoom: Tintin, Tone Lacrau, Fonso, Kita e Eustáquio.

TINTIN, Eustáquio, Kita, Zinho, Gena e Naneza.

A muito especial turma do 9 de Março reunida: Rubens, Tintin,
Maurício, Zinho, Eustáquio, Palau, Fonso e Eduardo.
Recebi a notícia aqui em Montes Claros por volta das 21 horas, através de Deivid, Rubens e João Carlos, dando conta da gravidade da situação. Tintin havia se sentido mal, após a disputa de uma pelada de futebol na AABB, o que parecia ser um infarto. Lamentavelmente, situação semelhante havia acontecido na semana passada, quando perdemos o grande amigo Nivaldo Faber. Levado às pressas ao hospital pelos seus colegas Rubens e Fabiano, e mesmo com a realização de massagens cardíacas, ele já chegou lá em estado grave, tendo que ser urgentemente transferido para Montes Claros em uma ambulância do SAMU. Os profissionais de saúde que o acompanhavam tiveram muito trabalho durante a viagem para manter a respiração e os batimentos cardíacos em ordem. A unidade de resgate do SAMU chegou à Montes Claros, no Hospital Aroldo Tourinho, por volta das 2:10h da madrugada de quinta-feira. Mesmo com todo o esforço da equipe médica, após uns 15 minutos, Tintin não resistiu e veio a falecer, deixando em completo desespero os seus filhos ali presentes: Caio, Luana e Cristiane, além de seu irmão Eugênio e outros amigos. Foi um baque imensamente violento para todos nós.
Futsal da AABB-Espinosa: Tarcísinho, Carlúcio e TINTIN;
Maurício, Jaílton e Eustáquio.

O embrião do 9 de Março:
Doidinho, Dedé, Róbson, Janinho, Tarcísinho e TINTIN;
Lauro, Eustáquio, Jorginho, Dai e Zinho.

9 de Março: Zinho, Roberto, Walter, Palau, TINTIN e Doidinho;
Fonso, Rogerinho, Maurício, Dai, Eustáquio e Rubens.

9 de Março: Fonso, Zinho, Maurício, Beto, Rogerinho e TINTIN;
Alair, Eustáquio, Dai, Walter e Rubens. 
"Bichão", como carinhosamente o chamávamos no time master do 9 de Março, era um cara extremamente entusiasmado, participativo, bem-humorado, vaidoso. Gostava de cuidar da sua aparência e de se manter sempre jovem, o que lhe rendia muita gozação e brincadeiras por parte de todos nós, seus amigos e companheiros de time. Era o nosso lateral-direito, titular absoluto do técnico Tarcisinho. Também gostava de política, assim como o seu avô, Dr. José Cangussu, por quem sempre demonstrou orgulho e respeito. Fomos colegas de trabalho por algum tempo no Banco do Brasil em Espinosa e fomos companheiros de futebol no 9 de Março por um longo período, vivenciando centenas de situações alegres, engraçadas, muitas delas maravilhosas. Temos muita história para contar, principalmente das viagens que fazíamos à cidade baiana de Livramento do Brumado, onde ele trabalhava na época, para jogar futebol contra o time da cidade. Era uma festa! Éramos recebidos como reis, com muitos fogos de artifício e muita farra. Muitas histórias hilárias aconteceram nesta época. Imagino que os amigos dele de Livramento do Brumado devem estar tão tristes quanto nós, espinosenses, estamos. A turma de Rio Pardo de Minas, onde foi gerente, também.
TINTIN, Eustáquio, Zinho e Tiãozinho em jogo na AABB-MOC
Time que fez história no futebol de Espinosa:
Roberto, Rogerinho, Tarcisinho, Dai II, Zinho, Beto, TINTIN e Walter;
Claudão, Dai, Eustáquio, Fonso, Palau, Naneza e Doidinho.

Mais um registro de Caio Líncoln no 9 de Março:
Tarcisinho, Rogerinho, Naneza, TINTIN, Rubens, Roberto e Claudão;
Alair, Dai, Eustáquio, Walter, Palau, Maurício e Doidinho.
Mesmo com toda a tristeza que nos abarrota o coração, temos que realçar a alegria de ter compartilhado com ele de muitos momentos felizes e inesquecíveis.
Vá em paz, "Bichão", você vai fazer muita falta aqui para nós, principalmente para a turma de velhinhos do 9 de Março!
Deixo aqui registrado o meu imenso pesar, a minha enorme tristeza e a minha solidariedade e condolências a todos os familiares e amigos de Caio Líncoln, o Tintin. Meus sinceros sentimentos de dor à sua atual esposa e sua filhinha, à minha grande amiga Tânia e suas meninas Lu e Cris e também ao Caio. Que Deus lhes dê conforto e sustentação nesta hora difícil e dolorida.
Infelizmente, problema de saúde momentâneo não me permite estar lá em Espinosa para acompanhar o sepultamento. Peço desculpas pela ausência.

Publico aqui comentário importantíssimo, postado no Facebook, do médico espinosense Alberto Cruz Braga, o Bebeto, acerca dos cuidados que devemos ter com a saúde, principalmente nós que gostamos de bater uma peladinha de futebol: " Realmente lamentável. Mas fica uma dica para os demais amigos peladeiros de Espinosa: façam seus exames médicos regularmente para que não tenhamos mais esse tipo de notícia.TALVEZ essas perdas poderiam ter sido evitadas com um simples check up." Vamos nos cuidar, gente!
Quero também deixar registrado o meu agradecimento pessoal aos meus grandes amigos Quinha e Djair, e ao médico carioca Juan, esposo de Liliane, filha de Dona Laura e Dr. Getúlio, que estiveram presentes por longo tempo no Hospital Aroldo Tourinho, em Montes Claros, à espera da chegada de Tintin. Obrigado pela solidariedade demonstrada.  

117 - Mais uma perda trágica abala a cidade de Espinosa: Caio Lincoln Cangussu Tolentino, ou Tintin, veio a falecer nesta madrugada

Ainda sem nos recuperar da repentina e dolorosa perda de Dr. Nivaldo Faber, mais um espinosense nos deixa perplexos e atordoados. Caio Lincoln Cangussu Tolentino, o Tintin de Zé Patim, faleceu nesta madrugada por volta das 2 e meia da madrugada, em Montes Claros, após várias paradas cardíacas. Suspeita-se de infarto. O triste fato aconteceu de forma semelhante ao que ocorreu com Dr. Nivaldo. Após uma pelada de futebol na AABB, ele sentiu-se mal, foi socorrido, mas não resistiu. O corpo já está a caminho de Espinosa para o sepultamento.
Maiores informações em breve.
Estou arrasado. Dois grandes amigos se foram em circunstâncias parecidas e em tão pouco tempo.