Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 11 de março de 2011

103 - Carlos Lindenberg, craque do jornalismo brasileiro, também é espinosense

Sempre critiquei a falta de espaço para a cultura e as artes em Espinosa. Também me incomodava ver que nossa cidade não produzia grandes destaques nas diversas áreas do saber e do esporte nacional. Por isso comecei a pesquisar sobre pessoas que tivessem nascido ou morado em Espinosa e que tenham se destacado em sua área de atuação. E para minha alegria e orgulho acabei encontrando muita gente, alguns já mostrados aqui no nosso blog. Muitos deles completamente desconhecidos pela maioria da nossa população. E continuo procurando e encontrando. Hoje vou fazer uma homenagem ao gabaritado jornalista político, o espinosense Carlos Lindenberg.

Carlos Lindenberg Spínola de Castro nasceu em Espinosa-MG. Logo cedo foi para Montes Claros onde iniciou uma bem sucedida carreira jornalística. Começou no extinto "O Jornal de Montes Claros", passou pela "Gazeta do Norte" e foi editor da "Revista Encontro", que marcou a história da imprensa de Montes Claros. Formou-se em jornalismo pela UFMG, atuou como editor do jornal "Estado de Minas", chefe de redação do jornal "O Globo", chefe de sucursal da revista "Veja", Diretor de Redação do Jornal "Hoje em Dia", onde atualmente assina uma coluna diária, em que trata dos bastidores da política, entre outros veículos conceituados, onde exerceu brilhantemente o seu ofício.


Dessa experiência, nasceu o livro "Quase História", o seu livro de crônicas. O livro é uma compilação de crônicas escritas entre 1990 e 2007, e poderia, segundo o escritor Manoel Hygino, membro da Academia Mineira de Letras, se chamar "Verdadeira História", pois com sua costumeira modéstia, própria de toda gente mineira, Lindenberg chegou a mudar o rumo da política em seu estado, através das observações inteligentes e perspicazes. Essa e outras estórias, estão incluídas no livro de 600 páginas.


Foi ainda, secretário de imprensa do Governo do Estado. Entre as muitas homenagens recebidas pela atuação na imprensa mineira, Carlos Lindenberg foi agraciado com a Medalha da Inconfidência e mais recentemente, em Brasília, com a Comenda da Ordem do Rio Branco, honraria reservada aos profissionais que contribuem, sobremaneira, para o desenvolvimento do país. A ele, o nosso reconhecimento e aplauso.