Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

domingo, 6 de março de 2011

101 - O grande músico Yuri Popoff, um espinosense fugaz

Acho que ninguém sabe, mas o grande músico e compositor, exímio contrabaixista, Yuri Menezes Popoff nasceu em Espinosa, aos 18 de julho de 1951. Filho de pai russo e mãe filha do educador português José Menezes que ali trabalhava à época, ele nasceu em Espinosa, mas viveu apenas um ano na nossa cidade, não possuindo nenhum parente ou qualquer outro relacionamento afetivo com as pessoas da cidade. A sua família se mudou muito cedo e não mais retornou, motivo pelo qual ele não possui raízes espinosenses. Mas, conforme suas próprias palavras: "então ficou assim Espinosa, foi o aeroporto onde desembarquei nesse planeta, e já por isso agradeço muito à terra onde desci para aqui estar".
Yuri Popoff e seu inseparável instrumento de trabalho
Yuri Popoff e um digno representante dos catopês montesclarenses
Nascido em Espinosa e criado em Montes Claros, Popoff iniciou seus estudos no Conservatório Lorenzo Fernandes. A sua formação acadêmica foi na Universidade de Minas Gerais, com o contrabaixista Ykeda Makoto (foi o primeiro contrabaixista da Orquestra Sinfônica de Nova York). Começou a atuar profissionalmente em 1975, na Orquestra Sinfônica de Campinas e em 1979 se tornou integrante da Orquestra Sinfônica do Estado de Minas Gerais. Com mais de 20 anos de atuação como músico profissional, Yuri participou de turnês nacionais e internacionais junto a artistas como Nana Caymmi, Maria Bethânia, Beto Guedes, Toninho Horta, João Donato, Simone Guimarães, Selma Reis, Leila Pinheiro, Cássia Eller, entre outros.
Primeiro disco de Yuri Popoff

"Era só começo...", seu segundo disco
Seu mais recente trabalho: "Lua no céu congadeiro"
Nos anos oitenta, decidiu se tornar também um compositor, estreando com a famosa canção "Era só começo nosso fim". Suas composições foram gravadas por instrumentistas como Toninho Horta, Mauro Senise, Carlos Malta, Robertinho Silva e Marcos Suzano; por cantoras como Simone Guimarães, Clara Sandroni e Leny Andrade e por jazzistas como Wayne Shorter, Marck Egan, o guitarrista coreano Jack Lee e o violonista austríaco Rudi Berger.
Em 1993, recebeu o Prêmio Sharp de Música Instrumental, ao lado de Altamiro Carrilho, Paulo Moura e Hermeto Pascoal, garantindo o Prêmio Revelação com o elogiado CD "Catopê". Seu segundo CD "Era só começo..." foi uma produção independente, sendo lançado em 1998.
Profissional reconhecido, pesquisou e lecionou na Universidade Estácio de Sá, dando aulas de contrabaixo e técnica instrumental por um período de 16 anos. Entre 1993 e 1997 lecionou no CIGAM (Escola de Ian Guest), e ainda como professor de harmonia e arranjo em música popular nos Festivais de Ouro Preto e Internacional de Brasília. No Conservatório de Música do Rio de Janeiro realizou a coordenação do curso de Música Popular Brasileira, juntamente com Cecília Conde e Roberto Gnatali. Participou também da produção de vários CD's do circuito carioca.
A convite do Grupo Bayu, Yuri Popoff produziu a trilha musical da peça "Cuenda", que aborda a história do Congado Mineiro. "Cuenda" abriu caminhos para uma vasta pesquisa sobre a cultura do Congado em Minas Gerais. Esta pesquisa resultou no seu último CD "Lua no Céu Congadeiro", que foi lançado em 2005.
Yuri atualmente prepara os arranjos do seu mais novo trabalho, que será lançado em breve. 
Aqui ele se apresenta para uma platéia na praça
A Yuri Menezes Popoff, a nossa admiração e carinho e o desejo de vê-lo conquistando muita felicidade e sucesso na vida. Um grande abraço espinosense.