Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 15 de janeiro de 2011

80 - Um sopro de esperança em meio ao caos

Dias atrás publiquei aqui um desabafo talvez desesperançado demais sobre o comportamento de algumas pessoas. A grande tragédia que ocorreu na região serrana do Rio de Janeiro, que arrasou as cidades de Petrópolis, Teresópolis, São José do Vale do Rio Preto e Nova Friburgo, deixou-me bastante triste, mas um pouco mais confiante na benevolência dos seres humanos. Ver aquele cenário de guerra e o sofrimento de tantos moradores que perderam, além de todos os bens materiais, muitos familiares e amigos é de doer o coração. Mas no meio de tanto sofrimento, surge um sopro de esperança. A solidariedade das pessoas me emocionou profundamente. Duas senhoras que distribuíam café e lanche gratuitamente às pessoas, reunidas em frente ao Instituto Médico Legal à espera do reconhecimento de corpos; os rapazes Gilberto Branco e Daniel Lopes que salvaram da morte certa a senhora Ilair Pereira de Souza, o empresário que fechou a sua fábrica de confecções e junto com os seus funcionários foi ajudar no resgate das vítimas e tantas outras demonstrações de desprendimento e solidariedade fizeram com que eu passasse a acreditar ainda mais que o mundo ainda tem muita gente de bom coração, desapegadas das coisas materiais e prontas a auxiliar outros semelhantes em situação de desespero e necessidade. Como é reconfortante observar a enorme quantidade de pessoas que se apresentam como voluntários para ajudar a população atingida pela tragédia, além de tantos outros doadores que dão a sua contribuição para amenizar o sofrimento dos flagelados pela chuva. Não podemos deixar também de reconhecer o mérito do trabalho dos bombeiros, policiais, militares e outros agentes envolvidos na árdua tarefa de socorro às vitimas dessa terrível calamidade, semelhante, pelas proporções, a um tsunami.
Para ilustrar essa tremenda catástrofe, publico o vídeo do salvamento de Dona Ilair e algumas fotografias com cenas inacreditáveis das cidades arrasadas:















79 - Espinosa, fábrica de gente inteligente

Acabo de conferir a lista dos aprovados no vestibular da Unimontes, divulgada ontem, e para minha enorme alegria vejo que mais três brilhantes espinosenses aumentam o já grande rol de vencedores da nossa cidade. Antônio Líncoln de Freitas Rocha (filho de Líncoln e Valéria) e Luana Camargo Brito (filha de Mônica Camargo), aprovados em Medicina e Rafael Nogueira Barbosa Lima (filho de Edmar e Marilúcia), aprovado em Zootecnia, mostram a grande capacidade intelectual dos nossos jovens. Eles se juntam a dezenas de outros jovens talentosos que conseguiram vencer essa dura e difícil batalha de ingressar em uma faculdade pública e que só nos enchem de orgulho e contentamento. Parabéns aos meninos, aos seus pais e a todos aqueles que também conseguiram entrar em faculdades privadas e que estão batalhando e estudando para se tornar, além de bons profissionais, homens honrados e dignos.
Espinosa é, indubitavelmente, um celeiro imenso de craques da educação. Parabéns a todos!