Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

70 - Personalidades espinosenses: GIBÃO

Possuidor de um otimismo inacreditável, de uma incrível capacidade de trabalho e de uma habilidade incomum para liderar pessoas, o jovem empreendedor Gílson Borges Rodrigues é um dos espinosenses por quem tenho mais respeito e admiração. Esportista inveterado e fanático por carnaval, Gibão, como é conhecido carinhosamente, é um exemplo de dedicação e alegria na sua atividade de treinador de garotos e garotas na prática do futebol. Meus filhos, quando pequenos, foram seus alunos na escolinha de futebol e tem por ele, assim como eu, enorme carinho e profundo respeito.
Mesmo sem as condições estruturais e financeiras necessárias para a execução do seu trabalho, como campos gramados, vestiários e material esportivo para os alunos, Gibão consegue treinar seus pupilos com enorme criatividade e competência, exigindo não só o melhor desempenho esportivo, como também um bom aproveitamento na escola. Ele trabalha com o intuito não só de formar atletas e craques do esporte, mas de formar cidadãos de bem, direcionando-os para uma vida digna e produtiva no seio da comunidade.
O seu estafante trabalho pode ser comparado ao "Trabalho de Sísifo". Segundo a lenda grega, Sísifo, rei de Corinto, tendo escapado astuciosamente a Tânatos, o deus da morte, enviado por Zeus para castigá-lo, foi levado por Hermes ao Inferno, onde o condenaram ao suplício de rolar uma rocha até o cimo de um monte, donde ela se despencava, devendo o condenado recomeçar incessantemente o trabalho (Dicionário Aurélio). Essa é a vida de Gibão, sempre em frente, lutando contra todas as adversidades com otimismo e fé.
Além disso tudo, Gibão é um dos maiores incentivadores do futebol espinosense, criando e treinando equipes masculinas e femininas, com destaque para o time do Ypiranga, que por muito tempo se destacou no futebol de Espinosa. E não para por aí. Ele é um apaixonado por carnaval, promotor de grupos carnavalescos na cidade. E se não bastasse tudo isso, ele é ainda um torcedor inveterado do Clube Atlético Mineiro. Assim sendo, não há como não ter por ele uma profunda reverência.
Vida longa ao Gibão e parabéns pelo seu trabalho. 

No ótimo site do Zé Lúcio há também uma homenagem ao Gibão: clique aqui: http://espinosa-minasgerais.blogspot.com/2010/05/127-porque-o-pais-somos-nos.html

Gibão e sua filha adotiva, Fabiana

Gibão, exemplo de dedicação ao esporte de Espinosa

Gibão, um dos mais elogiáveis esportistas espinosenses

Gibão, um verdadeiro atleticano
PERFIL: GIBÃO

Nome completo: Gílson Borges Rodrigues
Local e data de nascimento: Espinosa, 01 de dezembro de 1963
Filiação: Antônio Rodrigues dos Santos e Maria Borges Rodrigues
Casado com Dalva Garcia Oliveira Rodrigues
Filhas: Jaqueline (17 anos), Renata (11 anos) e Fabiana (10 anos-adotiva)
Time do coração: Clube Atlético Mineiro
O que mais gosta: esporte em geral, o futebol em particular; carnaval
O que mais detesta: pessoas falsas, sem personalidade, com duas identidades
O melhor de Espinosa: O povo acolhedor da cidade
O pior de Espinosa: A seca e suas duras consequências
Estilo de música: romântica
Cantor preferido: Nélson Gonçalves
Música preferida: "A volta do boêmio"

69 - Personalidades espinosenses: NINHA DO ARAPONGA

Dizem que "santo de casa não faz milagre". É a sabedoria popular que explica o porquê do não reconhecimento do trabalho de pessoas da comunidade pelos moradores do lugar. O que se vê normalmente é que nem sempre as pessoas talentosas da cidade tem o seu trabalho e importância reconhecidos. Uma dessas pessoas, certamente, é Ninha do Araponga.
Filha de Evaristo, conhecido carinhosamente como "Sêo" Varisco, um craque na preparação do famoso mocotó, que por muito tempo manteve um movimentado comércio gastronômico ali no final da rua Agostinho Tolentino Neto , na entrada do bairro Araponga, Ninha herdou o talento e o gosto pela culinária. Mulher de fibra, batalhadora, administra o seu pequeno restaurante com muito zelo e dedicação. Sou um grande admirador das suas qualidades na cozinha, principalmente pelo sarapatel delicioso que só ela sabe fazer. Coisa de cinema! Mas tem muito mais: feijão tropeiro, torresminho, comida caseira da melhor qualidade.
É interessante perceber que, somente quando você está longe de casa, você começa a ter saudade e a dar o merecido valor às coisas boas da sua terrinha. Em qualquer lugar do mundo a qualidade da comida preparada por Ninha seria elogiada e vista com muito mérito. Acredito que em Espinosa muitos pensam como eu, mas creio também que muitos não dão a ela o reconhecimento pelo seu talento na cozinha. Sei que Dim da Marmoraria, Zezinho de Clérides, Naneza e Rubens Dentista, juntamente com suas famílias, são frequentadores assíduos do restaurante de Ninha, pois os encontrei lá em minha última visita à Espinosa.
À Ninha, o meu modesto e simples, mas não menos meritório, reconhecimento pelo seu excelente trabalho. Que DEUS a proteja! Espero em breve poder voltar a saborear aquele sarapatel divino que ela produz. 

Ninha em seu local diário de trabalho, na cozinha do seu restaurante

Ninha em seu restaurante, com seu marido João ao fundo

Ninha, fotografada em seu restaurante no Bairro Araponga

Fachada do restaurante de Ninha, em sua casa no Araponga

PERFIL: NINHA DO ARAPONGA

Nome completo: Ana Ramos Guimarães
Local e data de nascimento: Espinosa, aos 30 de novembro de 1952
Filiação: Evaristo Antunes Martins (In memoriam) e Aurelina Ramos de Oliveira
Casada com João Borges Guimarães
Tem 4 filhos: Ângela (37 anos), Humberto (34 anos), Graciele (32 anos) e Fábio (30 anos)
Time do coração: Atlético-MG
O que mais gosta: cozinhar, ler, dançar
O que mais detesta: fazer coisas contra a sua vontade, ser obrigada a fazer o que não quer
O melhor de Espinosa: as amizades, o povo hospitaleiro
O pior de Espinosa: as reclamações e lamentos de algumas pessoas pessimistas
Estilo de música: gosta de todas, principalmente samba
Cantores preferidos: Carlos Alberto e Leonardo
Músicas preferidas: "Ilumina-me, Senhor"