Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

55 - Personalidades espinosenses: CHICO DA SANTANA

Quem viveu a década de 80 em Espinosa, se lembra muito bem do famoso pirão de galinha que era preparado na Vila de Santana pelo comerciante Chico da Santana. Proprietário de um bar na vila, ali próximo do campo de futebol, Chico ficou famoso na região, pelo maravilhoso pirão de galinha que saciava a fome de todos nós, jovens notívagos, pelas noites e madrugadas de Espinosa. Quantas vezes chegamos ali, depois da farra, mortos de fome, e fomos salvos pelo Chico e o seu saboroso pirão de galinha. É verdade que ficávamos horas e horas esperando que o frango ficasse pronto enquanto Chico, sorrindo como sempre, na sua tranquilidade exasperante, preparava pacientemente a nossa refeição. Tempo bom!
  
Pessoa humilde, de fino trato, sempre disponível com um largo sorriso no rosto e pronto a atender a qualquer pessoa, o atleticano Chico dedica-se hoje à política e pretende candidatar-se a vereador nas próximas eleições. Há ainda a possibilidade de voltar a trabalhar na administração de um bar ali na Rua Álvaro Cruz. Espero que seja verdade. Nós, integrantes da Turma da Resina, temos muito o que agradecer, a todo o carinho e respeito a nós dedicados por ele, em todos aqueles anos de patuscadas juvenis. 

A minha pequena homenagem a este extraordinário personagem da história de Espinosa.




PERFIL: CHICO DA SANTANA

Nome completo: Francisco Alves Martins
Local e data de nascimento: Espinosa, em 04 de dezembro de 1957
Filho de José Alves Martins (In memoriam) e de Diolina Francisca de Assis (In memoriam)
Tem 4 filhos: Marco Antônio (30 anos), Francikelly (22 anos), Flavielly (21 anos) e Fernanda (19 anos)
Solteiro
Time do coração: Atlético-MG
O que mais gosta: preparar e comer um delicioso pirão de galinha
O que mais detesta: ter dívidas
O melhor de Espinosa: a amizade do povo, o bate-papo nos barzinhos, a zona rural
O pior de Espinosa: a seca e os seus efeitos na vida das pessoas, as drogas
Estilo de música: sertaneja e romântica
Cantores preferidos: Zezé Di Camargo e Luciano e Amado Batista
Músicas preferidas: 'É o amor" e "Princesa"

54 - Eleições 2010 - Uma opinião

O acirramento da disputa eleitoral no segundo turno da eleição presidencial, leva-me a sair da confortável posição de observador e expressar a minha opinião sobre o assunto (não deixe de acessar os links, por favor). A adoção, por parte da campanha oposicionista, de práticas condenáveis e inaceitáveis de ataques e acusações infundadas contra a candidata do PT, Dilma Rousseff, deixou-me bastante indignado. Pensava eu, inocentemente, que esse tipo de campanha suja e intolerável tinha se acabado lá em 1989, quando a mídia elegeu o Collor usando todo o tipo de falcatruas contra o então candidato Lula. Acusações de tentativa de aborto contra a filha Lurian, participação do PT no sequestro do empresário Abílio Diniz, implantação do comunismo, tomada de terras dos produtores rurais, apropriação de bens móveis, como televisões e carros para distribuição aos pobres, edição escandalosa do debate feita no Jornal Nacional pela Globo e até a acusação de que Lula comia criancinhas, foram algumas das armas utilizadas pelos adversários para impedir a eleição do candidato petista naqueles tempos negros da política brasileira. Mas esse estilo deplorável de fazer campanha está de volta. Os oposicionistas tentam desconstruir a imagem da candidata Dilma Rousseff usando os mesmos artifícios: acusações falsas através de centenas de e-mails apócrifos na Internet acusam a petista de ser terrorista, comunista, assaltante de bancos e até de assassina. Uma vergonha! Ao declarar-se pessoalmente contra o aborto, mas favorável a sua descriminalização, Dilma virou alvo de uma grande parcela da Igreja Católica  que, juntamente com a oposição, começou uma grande campanha de difamação da candidata, espalhando milhares de panfletos conclamando os católicos a não votarem no PT. Só que agora, paradoxalmente, apareceu a notícia de que uma ex-aluna da esposa do Serra, ouviu a confissão, em 1992, de um aborto cometido por ela, no Chile. Que contradição, não?
Outro absurdo é a tentativa de manipulação do confronto entre manifestantes do PSDB e do PT, no Rio. Tentam fazer com que um condenável ato de um manifestante, que deve ser identificado e punido, tome uma proporção de um atentado terrorista, como se fosse uma atitude de extrema violência. Tenta-se fazer um verdadeiro "cinema" em cima do ocorrido. Houve até a saída rápida e espalhafatosa de uma ambulância e exames de tomografia computadorizada. Um exagero cinematográfico! Lembra o caso do goleiro Rojas, por sinal, chileno. Leiam a declaração do candidato a vice do Serra, Índio da Costa, aqui. Dois quilos? Fala sério!

Eu gostaria muito de ver o debate das idéias, não essas condenáveis atitudes. Queria ver propostas sérias de todos os candidatos, programas de governo bem estudados, processos modernos para o desenvolvimento do país, estudos e propostas factíveis de melhoramento da educação e da cultura, planos de melhoria do salário dos trabalhadores, diminuição do desemprego e do analfabetismo, combate ao desmatamento e defesa do meio-ambiente. Isso é o que é importante. Não essas acusações tristes, essa baixaria toda.

Eu vou votar na Dilma. Entendo ser o governo do presidente Lula o melhor de todos até hoje. O nosso país nunca, em sua história, teve um governante tão dedicado no combate às desigualdades sociais, na luta para proporcionar aos mais pobres o mínimo de oportunidades para uma vida digna. Lula está conseguindo isso. É só olhar os dados da movimentação social no país. É só observar, nas ruas e nas casas das pessoas, o quanto de melhoria de vida está acontecendo. São milhões de pessoas que estão conseguindo se tornar, finalmente, público-alvo de empresas e participantes ativos do mercado consumidor. E esse trabalho não pode parar, não pode ser abortado. Dilma é a certeza de que o direcionamento da política econômica e social não sairá do caminho certo.

Quero deixar bem claro tratar-se de opinião pessoal, ficando aberta a possibilidade de divergências e opiniões contrárias. Espero contar com a participação de todos, fazendo seus comentários a favor ou contra as minhas convicções. Participem!

Deem também uma olhada no texto publicado no blog do Zé Lúcio, "Caldeirão do Luc", sobre as eleições. Vale a pena.
Um grande abraço espinosense.