Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 27 de maio de 2010

12 - Pé-duro. Não o da política, mas sim o craque do futebol espinosense


Como desportista, considero-me um privilegiado. Tive a alegria e a felicidade de jogar futebol com os maiores craques da minha geração e da geração anterior, muitos deles meus ídolos. No Cruzeirinho, tive o prazer de jogar ao lado de Tatuzinho (o melhor de todos), Eugênio, Jorginho, Benildo, Zinho, Ernane, Tarcísio, entre outros. No Juventus, com Téo, Valdomiro, João Carlos, etc. No futebol de salão, tive a honra de jogar ao lado de Niactor, cracaço de bola. Além de tantos companheiros como Zé Américo (Um goleiraço), Mangabinha, Vitamina, Tuka, Tonhão, Tiãozinho, Racine, Marinho (In memoriam), Madurinho, Alair e outros mais. Mais tarde, já veterano, tive a oportunidade de fazer parte de um timaço: o 9 de Março. Ali joguei ao lado de muitos craques do futebol: Beto, Fonso, Day, Tarcísio, Palau, Zinho, Alair, Rubens, Walter, Rogerinho, Maurício, Tintin, e outros. Sem esquecer de ter atuado ao lado de Sidney Castro e Roberto Pé-duro, a quem dedico esse texto.

Pé-Duro era um excepcional jogador de futebol. Mesmo com um físico franzino, ele conseguia marcar forte e ainda criar jogadas de ataque, com muito talento e elegância. Dava gosto vê-lo jogar. Sempre foi um dos meus ídolos no futebol. Lembro-me de ficar assistindo aos treinos e jogos do Espinosense, sempre observando e me maravilhando com a sua criatividade e categoria. Hoje em dia, trabalha na agência dos Correios em Espinosa e, infelizmente, parece não querer mais jogar futebol. Uma pena. A ele, a minha eterna admiração.

A foto mostra o time de futebol dos funcionários do Banco do Brasil, que fazia alguns jogos amistosos na zona rural, sempre contando com a presença e o talento de Pé-duro. A foto foi tirada na AABB-Espinosa no jogo de despedida de Zé Américo. Em pé, da esquerda para a direita: Euclides (In memoriam), Zé Américo, Carlão, Roberto Pé-duro, Fernando (In memoriam), Nivaldo, Marquinhos e Dino; agachados: Tiãozinho, Francelino, Mangabinha, Alcântara, Carlúcio, Eustáquio e Haroldinho da Emater.