Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

domingo, 23 de maio de 2010

07 - Espinosa campeã de futebol de salão em Montes Claros



Esta foto traz-me boas recordações do futebol de salão que era jogado nas disputas da Fenabb (Federação Nacional das AABB´s) anualmente. Ela mostra o time da agência de Espinosa, em 1983, que conquistou o título de campeã, batendo a equipe de Bocaiúva na final, por 2 x 1. Em pé, da esquerda para a direita: Eustáquio, Tiãozinho, Quinha, Waltinho e Tuka; agachados: Dino, Vitamina, Mangabinha e João Carlos, além de Klebinho (filho de Tuka). Tempo bão, sô!

06 - Téo, um zagueiro craque


Dias atrás, soube por amigos da situação de saúde complicada por que passa o Téo, grande zagueiro do Espinosense. Com problemas na visão, além de outros problemas de saúde, Téo passa por dificuldades. Espero que ele se restabeleça e que conte com o apoio dos espinosenses que, como eu, tem bastante respeito e admiração por ele.

Téo, também conhecido como Zé Neguim, foi um dos meus ídolos no futebol espinosense. Zagueiro vigoroso e bom de briga, também jogava com grande classe e categoria, saindo para o ataque com grande habilidade. Tive a felicidade e a alegria de poder jogar futebol ao seu lado, no Juventus. Lembro-me bem de uma partida que fizemos na cidade da Jaíba, que terminou em pancadaria, com vários feridos entre nossos jogadores e torcedores. Uma verdadeira batalha.
Uma imagem que guardo com bastante carinho acompanha esse texto. Na ordem, da esquerda para a direita: Dedé, Roberto, Marquinhos, Eustáquio, Tone Chaves e Téo;
João Carlos, Valdomiro, Jorginho, Zinho e Neguinho. Saudades...

05 - Saudades de Espinosa


Hoje bateu uma saudade enorme de minha Espinosa. E para não ficar triste, aqui estou eu no computador escrevendo alguma coisa sobre a nossa terrinha.
Pretendo, em breve, publicar aqui nesse blog, algumas considerações sobre figuras a quem dou bastante importância na história de Espinosa. Não apenas pessoas "famosas" ou "bem-sucedidas", mas pessoas inteligentes, batalhadoras, honestas, exemplos de vida.
Pra ilustrar esse texto, uma imagem da nossa cidade.